Dúvidas sobre qual curso escolher? Confira quatro dicas

Crédito: Divulgação

O momento de escolher um curso de ensino superior desperta várias emoções como a incerteza de saber se a opção é certa, a ansiedade por conseguir atingir bom desempenho nos estudos e a expectativa inerente a uma nova fase de sua vida.

Entende-se que essa escolha definirá muitos fatores na sua caminhada, tanto no aspecto profissional, como a construção de uma carreira bem sucedida, ou mesmo para sua própria satisfação pessoal, realizando seus sonhos e atuando naquilo que o deixa feliz.

Crédito: Divulgação

Mas aí vem a pergunta: como fazer a melhor escolha?

A resposta pode começar a se formar entendendo aquilo que o faz vibrar, que desperta seu interesse e, a partir daí, iniciar a coleta de todas informações relevantes sobre as profissões que possam ter alguma relação com estes sentimentos. Para ajudá-lo nessa escolha, separamos algumas dicas para ampliar os horizontes e facilitar a decisão por uma área que seja a melhor para você. Confira.

Busque informações dos cursos

Você pode ir atrás das informações sobre os cursos que são os mais relevantes para você. Ponha sua proatividade em prática e busque as características acadêmicas dos cursos no site da Universidade e converse com pessoas que já estudam ou atuam em sua área de interesse — um feedback pode te ajudar muito neste momento de procura. Outra dica é participar de palestras e conversar com professores. Muitas informações importantes vão surgir a partir daí.

Pense naquilo que gostaria de fazer

Uma boa maneira de encontrar as melhores opções é refletir com maturidade e clareza sobre o que você gostaria de fazer. Deixe de lado por alguns instantes os conteúdos e disciplinas, e pense no trabalho que quer realizar: onde você quer estar e quais caminhos levarão ao seu objetivo principal. É uma maneira de ter um melhor discernimento de qual curso estará mais próximo dos seus interesses.

Conheça o mercado de trabalho

Para que você possa acertar na escolha, é importante conhecer o mercado de trabalho desejado. Por exemplo, nos últimos anos, surgiram diversas novas profissões, e para saber como vão os negócios na área que você quer atuar, é importante conhecer pesquisas, relatórios e estudos sobre o campo profissional, acompanhar as tendências atuais e futuras, e até buscar saber como esse mercado é em outros países. Com algumas pesquisas na internet, é fácil encontrar respostas para todas essas questões. Mas se você ainda estiver com dúvidas e quiser fazer sua escolha com tranquilidade, ter mais segurança e assertividade na sua definição, conte com o apoio da Unisinos.

Conte com a Unisinos neste momento de decisão

A Universidade conta com o serviço de Escolha Profissional e ele é ofertado a qualquer interessado em explorar melhor seus interesses e alternativas profissionais, consistindo em entrevistas individuais ou em grupo, atividades de reflexão, pesquisas de mercado de trabalho e testes de interesses para um maior autoconhecimento.

Ficou interessado? Então acesse o site e inscreva-se neste processo. Nós ficamos torcendo pelo sucesso da sua escolha!