Coleta de Resíduos Eletrônicos

As entregas dos eletrônicos devem ser feitas das 8h30 às 19h30, no Campus São Leopoldo

Crédito: Divulgação

Dos dias 3 a 7/6, período que ocorrerá a X Semana do Meio Ambiente, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), promoverá a coleta de resíduos eletrônicos obsoletos ou danificados. O atendimento será das 8h30 às 19h30, na sala entre a Opus Pilates e o GMAP, no Centro Comunitário do Campus São Leopoldo. A campanha contará com o apoio de alunos dos cursos de Engenharia e Gestão Ambiental. C Lâmpadas e cartuchos de tonner e/ou tinta, não serão recebidos. Confira abaixo a lista do que você pode descartar:

aparelhos de DVD

caixas de som

calculadoras

câmeras fotográficas

celulares

carregadores

central telefônica

CPU’s

estabilizadores

fios/cabos

fontes de micro

HD’s

impressoras

modens

monitores

mouses

no-breaks

notebooks

placas diversas

rádios 

roteadores

scanners

teclados

telefones

televisores

unidades de CD, DVD e disquetes. 

Sobre o Sistema de Gestão Ambiental 

A gestão ambiental da Unisinos é feita pelo SGA, responsável pela coordenação das ações ambientais. São exemplos diários: a organização da coleta de lixo, permitindo posterior reciclagem, ações que incentivem a redução do consumo de água e energia e diminuição do volume de resíduos gerados pela comunidade. 

Segundo a funcionária do SGA, Susana Brand, os resíduos eletrônicos possuem na sua composição substâncias químicas nocivas ao ambiente como o mercúrio e chumbo, cádmio, que causam a contaminação do solo e do lençol freático, causando doenças principalmente para aquelas pessoas que vivem da coleta do lixo. “Com o descarte correto, esses metais que se jogados ao meio ambiente provocam a poluição, serão passíveis de reaproveitamento como matéria prima em novos processos de fabricação. Além dos metais tem o plástico, que encaminhado para reciclagem é um gerador de renda”, afirma Susana. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar