Alunos do GIL desenvolveram ambientes criativos para a Artecola

Os quatro projetos foram apresentados no dia 31/10 no campus Porto Alegre

Crédito: Divulgação

Os alunos do curso de Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL) apresentaram na tarde do dia 31/10, no campus Porto Alegre, os projetos que foram criados para a Artecola. Os estudantes tiveram o desafio de desenvolver um ambiente que incentive a criatividade e a inovação.

“A atividade visava à implementação na realidade da empresa de alguns conceitos e teorias estudados em sala de aula. Os alunos do 4º semestre ainda não fazem estágio. Então, essas atividades em parceria com as empresas os ajuda a entenderem o ambiente profissional e vivenciarem os desafios da gestão na prática”, explicou a professora do curso, Elisa Thomas.

Foram criados quatro projetos de ambientes e algumas apresentações contaram com simulação em 3D. As turmas de Porto Alegre e São Leopoldo trabalharam, na prática, os conhecimentos teóricos estudados na Oficina de Inovação.

A atividade contou com a construção das propostas preliminares, tendo como referências a leitura de textos sobre o tema Criatividade nas Organizações, conversa com o profissional Antonio Xavier, consultor em inovação, com larga experiência no trabalho com espaços criativos na Braskem e uma visita técnica à Artecola.

Para a elaboração das propostas finais, os alunos contaram com os feedbacks obtidos dos profissionais da Artecola e informações sobre as instalações e a planta baixa da empresa. Elisa ficou satisfeita com o resultado do trabalho feito pelos estudantes. “Os projetos apresentados demonstraram que os alunos compreenderam a necessidade apresentada pela empresa e conseguiram adaptar conceitos teóricos para a realidade industrial”, destacou.

O resultado final foi apresentado para uma banca formada pelas professoras da Oficina, Elisa e Aurélia de Melo. Além de duas profissionais da empresa: Letícia Rafaela da Silva, responsável pelo Desenvolvimento Organizacional e Paola Mlanarczyki, Assistente de Marketing.

O professor da Escola da Indústria Criativa, Giulio Palmitessa, que também participou da banca, ressaltou o cuidado estético das apresentações bem como a preocupação que os alunos tiveram em aliar e considerar elementos que promovam qualidade de vida no trabalho.

As quatro propostas, criadas pelos alunos, devem ser utilizadas no planejamento das salas que serão reformadas na empresa Artecola. A atividade foi parte de uma parceria com a empresa.