Atividades presenciais: Unisinos se prepara com alternativas para receber seus alunos neste semestre

Crédito: Rodrigo W. Blum

Ciente de que o ano é diferente e inspira cuidados, a Universidade apresenta possibilidades para quem for cursar a modalidade presencial neste semestre, além de alternativas para atender necessidades dos alunos que enfrentam dificuldades para acompanharem as aulas, em decorrência da falta de condições tecnológicas ou de outra ordem. Os alunos poderão frequentar a sala de aula no campus, utilizar a infraestrutura da Unisinos – espaço físico e wifi para acompanhar as aulas virtuais -, ou permanecer no remoto em suas casas.

O diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Guilherme Trez, explica que, para os alunos que optarem pela modalidade presencial, alguns encontros do semestre ocorrerão no campus. “Nas duas primeiras semanas de aula, os professores farão o planejamento desses encontros com a turma. Nesses dias, os alunos que tiverem interesse de ir ao campus poderão se manifestar e programar sua ida à Unisinos”, completa.

Como funcionarão essas aulas no campus?

Diante do cenário de pandemia, as aulas iniciam o semestre de forma híbrida. Algumas atividades ocorrerão de forma presencial. “Os alunos que tiverem interesse, considerando os limites de ocupação das salas do plano de contingência, poderão participar das aulas no campus. Os estudantes que não desejarem ou estiverem impedidos de ir ao campus acompanharão as aulas de forma remota, como foi feito durante o ano de 2020”, enfatiza Guilherme.

A Unisinos está preparada para receber seus alunos. Uma série de iniciativas está sendo desenvolvida. Confira.

• Todos os professores passaram por um processo de capacitação para a condução das aulas no novo modelo de sala de aula;
  • Todos os protocolos de segurança para combate à pandemia serão implementados nas salas de aula (distanciamento entre todos os participantes, portas e janelas permanecerão abertas, uso de máscara será obrigatório, entre outros);
  • As salas de aula foram equipadas com microfones, câmeras e alto-falantes para proporcionar a interação da turma, estejam os alunos no campus ou em suas casas.

“A Unisinos formou um comitê de combate à pandemia Covid-19, do qual fazem parte profissionais da área da saúde e diversas outras especialidades. O Comitê foi responsável pela definição dos protocolos de segurança implementados nos campi, que atendem a todos os requisitos estabelecidos pela OMS e demais órgãos da área da saúde das diferentes esferas do poder público”, afirma Guilherme.

Os alunos também podem conferir todas as informações dos protocolos do Plano de Contingência COVID-19 da Unisinos aqui. O retorno ao campus será facultativo. Se preferir, o aluno poderá optar em permanecer no ambiente totalmente remoto. É importante destacar que as atividades presenciais da Unisinos estão condicionadas às orientações de órgãos de governo e de saúde, responsáveis pelas determinações a serem seguidas pelos diversos setores da sociedade durante o período de pandemia.

Sala de aula simultânea

O horário cadastrado nas turmas corresponde à programação das interações online e ao calendário dos encontros presenciais. Essas aulas estão previstas para ocorrerem conforme o cronograma de cada curso e em conformidade com os protocolos de saúde recomendados.

Confira como será a sala de aula simultânea.

Transporte para o campus

A Unisinos conta com linhas de transporte coletivo e fretado. Além da linha Circular, que faz o trajeto entre a Estação Unisinos e o campus São Leopoldo. Confira aqui as empresas que oferecem o serviço de transporte e tire dúvidas.

Vestibular

Agora que já sabe que a Universidade está preparada para que o aluno tenha excelência na sua formação com toda segurança que o momento exige, inscreva-se para o Vestibular em unisinos.br/graduacao.

Rematrículas

Alunos Unisinos, agora que já sabem como serão as aulas presenciais em 2021/1, aproveite o período de rematrículas e faça a sua acessando o Minha Unisinos. As rematrículas seguem até o dia 17/03.

As atividades presenciais estão condicionadas ao contexto externo de regime de bandeiras, estabelecido pelos órgãos responsáveis. O Plano de Contingência Covid-19 Unisinos está em constante revisão, podendo sofrer modificações conforme o cenário exigir. A Universidade seguirá acompanhando e informando a comunidade acadêmica acerca das medidas referentes ao enfrentamento da Covid-19 pelo site unisinos.br/coronavirus.