Central de Informações
COVID-19 Unisinos

A Unisinos está acompanhando a situação do coronavírus no estado por meio de um Comitê de Monitoramento e tem seguido as recomendações das autoridades responsáveis pela saúde pública.

Várias iniciativas foram adotadas pela Universidade como forma de prevenção contra a epidemia e a preservação da saúde e do bem-estar da comunidade universitária e de seus familiares.


Conheça o Plano de Contingência e o COE-E Unisinos

O Plano de Contingência Covid-19 da Unisinos (PC Covid-19 Unisinos), que teve início em 17 de março de 2020, tem como objetivo estabelecer estratégias, diretrizes e realizar a gestão da implementação de ações e práticas necessárias ao enfrentamento da pandemia. ...

Diante da premissa principal de atenção e cuidado à saúde da comunidade universitária no enfrentamento da pandemia, o plano prevê uma estratégia modulada e flexível para acomodar as atividades e operações de acordo com a evolução da pandemia e determinações dos órgãos de governo e de saúde. Os ciclos de contingência são definidos a partir destas variáveis e visam, por um lado, respeitar as particularidades de cada uma das operações, e, por outro lado, promover o tratamento igualitário para todas as pessoas da comunidade universitária. Os regimes de contingência de cada ciclo são classificados e definidos como Severo, Moderado e Leve, contendo seus respectivos protocolos de prevenção e cuidados à saúde. Os protocolos estão definidos para atender as dimensões de (a) cuidado com as pessoas, (b) higiene e limpeza e (c) segurança e distanciamento controlado, de acordo com as recomendações e determinações os órgãos setoriais e de saúde.

A gestão do PC Covid-19 é de responsabilidade do COE-E Unisinos (Centro de Operações de Emergência – Educacional), de acordo com portaria 85/2020. O documento em anexo apresenta a composição do COE-E Unisinos, com seus membros e atribuições, bem como detalhamento do PC Covid-19 Unisinos.

Saiba mais

Portaria nº 85/2020


Protocolo de
Prevenção e Cuidados

Faz parte do Plano de Contigência, o Protocolo de Prevenção e Cuidados, dividido três diferentes dimensões, que orientam as ações que serão realizadas nos campi, garantindo a segurança e o cuidado com toda a comunidade acadêmica.

Cuidado e Prevenção

Higiene e Limpeza

Segurança e Distanciamento



Sintomas e Contágio

Para garantir a prevenção e o bem-estar no ambiente de trabalho, fazemos algumas orientações cabíveis ao contexto da Covid-19. Atente às seguintes situações:

Não compareça ao ambiente de trabalho caso você esteja com um destes sintomas: febre, tosse, dificuldade para respirar, perda do olfato ou paladar. Procure atendimento médico imediato e preencha o check covid.me.

Caso tenha tido contato com algum caso confirmado de infecção por COVID 19, por tempo superior a 15 minutos a menos de 1 metro de distância ou compartilhe o mesmo ambiente domiciliar, você não deve comparecer ao ambiente de trabalho. Preencha o Check Covid.me e fique atento ao aparecimento de sintomas, que pode ocorrer até o 14º dia de contato.

Se estiver atuando presencial nos campi, e estiver com febre ou alguma emergência médica siga protocolo de atendimento interno, ligue para ramal 234 para situações de Urgência e Emergência.

Cabe ao Centro de Vigilância em Saúde do munícipio acompanhar os casos confirmados da Covid-19, pelo número de telefone 150.

Em todas as situações, comunique o seu gestor direto e, posteriormente, informe a equipe de Saúde Ocupacional, pelo ramal 5331, pelo telefone (51) 3590-8375 ou pelo e-mail saudeocupacional@unsinos.br.

Sintomas e Contágio

Para garantir a prevenção e o bem-estar no ambiente de trabalho, fazemos algumas orientações cabíveis ao contexto da Covid-19. Atente às seguintes situações:

Não compareça ao ambiente de trabalho caso você esteja com os sintomas de febre, acrescido de tosse ou dificuldade para respirar. Procure atendimento médico imediato.

Caso tenha tido contato com algum caso confirmado (exame positivo) você não deve comparecer ao ambiente de trabalho e deve evitar contato com outras pessoas.

Se estiver atuando presencial nos campi, e estiver com febre ou alguma emergência médica siga protocolo de atendimento interno, ligue para ramal 234 para situações de Urgência e Emergência.

Cabe ao Centro de Vigilância em Saúde do munícipio acompanhar os casos confirmados da Covid-19, pelo número de telefone 150.

Em todas as situações, comunique o seu gestor direto e, posteriormente, informe a equipe de SaúdeOcupacional, pelo ramal 5331 ou pelo telefone (51) 3590-8375.


Serviços e
Horários de
Funcionamento

Atualizado de acordo com os
decretos vigentes e bandeiras.

O acesso aos campi está permitido sem a necessidade de autorização prévia.

Os polos estão operando normalmente. Contate o polo, preferencialmente, por e-mail ou telefone, para informações sobre horário de atendimento.
Atendimento presencial SL e POA - Segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábados, das 9h às 12h.

Atendimento dos canais online (telefone e whatsapp) - Segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábados, das 9h às 12h.
A Biblioteca está atendendo alguns serviços de forma restrita. Fique atento aos dias e horários informados e como solicitar.

Confira aqui.
Os Postos de Atendimento estão atendendo de forma restrita e sob agendamento prévio. O contato deve ser realizado pelo e-mail postos_atendimento@unisinos.br
Estabelecimentos funcionando de forma restrita.

Confira as operações das Conveniências e Espaço Unisinos.
A partir do dia 17/05, foi retomada a operação da empresa de estacionamentos Safe Park nos campi. Os valores seguem os mesmos de 2020.

Campus São Leopoldo

O acesso de veículos e pedestres deve ser pelos acessos 3 e 4, o acesso 1 e 5 permanecem fechados. Pedestres também podem utilizar o acesso 2.

Todos os acessos possuem o mesmo horário de funcionamento, das 7h às 23h, de segunda a sexta-feira. Sábados sob agendamento, domingos e feriados fechado.

Campus Porto Alegre

Todos os acessos abertos (Nilo, Rua Rio Grande e Praça Libanesa) , das 7h às 23h, segunda a sábado. Domingos e feriados fechado. Em outros horários, os acessos são permitidos somente com agendamento.

Espaço Unisinos: de segunda a sábado das 9 às 20h. Domingos e feriados fechado.

Caminhando com a Unisinos

Conheça a série gravada pelo reitor da universidade.