Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil

Linhas e Grupos de Pesquisa

O grupo de Gestão e Sustentabilidade na Construção (GSC) e o Núcleo de Caracterização de Materiais (NucMat) compõem a Linha de Pesquisa 1 (LP1), que trata da Otimização de Processos para a Minimização de Resíduos, enquanto o grupo de Materiais de Construção e Reciclagem (GMat) e o grupo de Saneamento Ambiental (SAmb) integram a Linha de Pesquisa 2 (LP2), Reciclagem e Disposição Final de Resíduos. Os quatro grupos de pesquisa possuem forte interação, sendo comum o desenvolvimento de projetos colaborativos entre os grupos e envolvendo aspectos relacionados às diferentes linhas de pesquisa do programa.

  • linhas



Confira abaixo as linhas de pesquisa do Mestrado em Engenharia Civil:

  • Linha de Pesquisa: Otimização de processos para a minimização de resíduos

    Busca a otimização de processos visando à minimização da geração de resíduos sólidos através de estudos de produção mais limpa, racionalização, durabilidade e viabilidade econômica. São estudados os resíduos de obras civis (originados nas etapas de planejamento, projeto, execução, uso e disposição final), resíduos domésticos e resíduos originados em outros setores, que possuam potencial de reaproveitamento.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Grupos de pesquisa:

    GSC - Gestão e Sustentabilidade na Construção

    O grupo reúne pesquisadores da UNISINOS, e realiza projetos de pesquisa, ensino e extensão relacionados à construção civil, estudando durabilidade, desempenho, patologia das construções, sustentabilidade de materiais e técnicas construtivas, bem como os processos de projeto, gerenciamento e produção em empresas construtoras. As técnicas empregadas incluem análise estatística e financeira, experimentos com aproveitamento de resíduos, análise do ciclo de vida e tecnologias de informação e comunicação (tais como BIM e inteligência artificial). O público-alvo é formado por empresas e profissionais que atuam no setor AEC (arquitetura-engenharia-construção). O grupo vem trabalhando em diversas pesquisas, com fomento da FINEP, CAPES, CNPq, FAPERGS, Lincoln Institute of Land Policy e empresas parceiras, participando nos principais editais de pesquisa relacionados com o tema, interagindo com outros grupos de pesquisa e gerando publicações qualificadas.

    » Acesse no site do CNPq

    Professores:
    Andrea Parisi Kern
    Bernardo Fonseca Tutikian
    Marco Aurélio Stumpf González
  • NucMat - Núcleo de Caracterização de Materiais

    O grupo tem como objetivo fundamental a caracterização, gestão e seleção de materiais, para adequá-los no sentido de minimizar a geração de resíduos, caracterizar e reciclar resíduos sólidos da indústria. No desenvolvimento de produtos de interesse industrial o grupo de pesquisa se relaciona com as linhas de pesquisa de 3 PPG´s Engenharia Civil (otimização de processos e reciclagem e disposição final de resíduos), Engenharia Mecânica (otimização de processos do ponto de vista de energia), e PPG em Engenharia Elétrica (microfabricação e encapsulamento de semicondutores). O NucMat vem tendo, ao longo dos anos parcerias com empresas e organizações como GERDAU, GKN, PETROBRÁS, Lorscheitter, Coopercana, FIERGS, Plásticos Brandt, Rubras Termoplásticos e Artecola. Uma das conquistas científicas e tecnológicas do grupo, além de publicações nacionais e internacionais (mais de 200), é o desenvolvimento em parceria com a GKN do Brasil e Olaria Brasil, do bioblock -bloco ceramico com lodo.

    » Acesse no site do CNPq

    Professores:
    Carlos Alberto Mendes Moraes
    Feliciane Andrade Brehm
    Regina Celia Espinosa Modolo

  • Linha de Pesquisa: Reciclagem e disposição final de resíduos

    Realiza projetos voltados ao estudo e ao desenvolvimento de novos materiais, por meio da elaboração de alternativas de reutilização ou reciclagem de resíduos sólidos provenientes de diversos setores. Também investiga processos de disposição final de diferentes resíduos sólidos urbanos.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Grupos de pesquisa:

    SAmb - Saneamento Ambiental

    O grupo de pesquisa em saneamento ambiental está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Unisinos, e desenvolve pesquisas sobre: i) tratabilidade, via processos anaeróbios, da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos e lixiviados de aterro sanitário, consorciados ou não com esgoto doméstico; ii) pesquisas na área da microbiologia de resíduos e processos anaeróbios; iii) desenvolvimento de novas configurações de reatores anaeróbios e aeróbios, bem como processos operacionais destes sistemas; iv) apoio a empresas e municípios, especialmente no que refere-se ao gerenciamento dos resíduos sólidos; O grupo de pesquisa atualmente está investindo também em pesquisas de aproveitamento energético e valorização da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos a partir da biodegradação anaeróbia. Ao longo dos últimos anos tem participado de todos os editais lançados para pesquisas em redes de pesquisa na área de Saneamento Ambiental, sempre no tema Resíduos Sólidos.

    » Acesse no site do CNPq

    Professores:
    Luciana Paulo Gomes
    Luis Alcides Schiavo Miranda
    Marcelo Oliveira Caetano

  • GMAT - Grupo de Pesquisa em Materiais e Reciclagem

    O GMat - "Grupo de Pesquisa em Materiais e Reciclagem" congrega pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UNISINOS, e realiza projetos de pesquisa, ensino e extensão relacionados ao desenvolvimento e valoração de novos materiais de construção com incorporação de resíduos, e com a avaliação do desempenho e sustentabilidade de materiais disponíveis para o setor da construção civil. O público-alvo é formado por empresas e/ou profissionais que atuam no setor da construção civil, e de outros setores que geram resíduos potencialmente recicláveis na indústria da construção civil. O grupo vem trabalhando em diversas pesquisas, com fomento da FINEP, CAPES, CNPq, FAPERGS e empresas parceiras, participando nos principais editais de pesquisa relacionados com o tema, interagindo com outros grupos de pesquisa a partir de projetos em rede e gerando publicações em periódicos qualificados, patentes e novos produtos disponíveis para a construção civil.

    » Acesse no site do CNPq

    Professores:
    Claudio de Souza Kazmierczak
    Marlova Piva Kulakowski
    Mauricio Mancio


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades