Pós Graduação Unisinos - ENGENHARIA CIVIL - Presencial - São Leopoldo
Mestrado Acadêmico

ENGENHARIA CIVIL

Presencial - São Leopoldo

Local

São Leopoldo

Dias de aula

Quintas e sextas-feiras.

Duração

2 anos

Curso recomendado pela Capes

Conceito 5

Apresentação

Com sólida formação acadêmica e forte caráter aplicado, incluindo diversos projetos realizados em parceria com empresas, o Mestrado em Engenharia Civil da Unisinos se constitui em um grande diferencial para profissionais que buscam se destacar no mercado, atuar na área de pesquisa e desenvolvimento ou dar início a uma carreira no ensino superior. O curso oferece diversas opções de bolsas e financiamento e pode ser realizado em tempo integral ou parcial, possibilitando que atividades profissionais e acadêmicas sejam conciliadas durante o Mestrado.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil foi pioneiro no Brasil na proposta de atuação nas interfaces entre Engenharia Civil e Ambiental – hoje uma forte tendência na área em nível internacional – sendo o primeiro PPGEC no país a contar com uma área de concentração em gerenciamento de resíduos, focando tanto na otimização de processos para a minimização de resíduos quanto na caracterização, valorização e uso desses materiais no lugar de recursos naturais. A redução do vasto impacto ambiental causado pelo nosso setor e as diversas oportunidades de melhorias são agora amplamente reconhecidas como fundamentais para o desenvolvimento sustentável do nosso País. Atualmente o PPGEC conta com quatro grupos de pesquisa consolidados, atuando em vários projetos relacionados à construção civil e meio ambiente, estabelecidos em duas linhas de pesquisa.

Regimento Interno:

Baixe o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação (PDF)

10 anos - Política Nacional de Resíduos Sólidos, Caminhos e Agendas para um Futuro Sustentável (PDF)

Publicações PPGEC - Capítulos de livro (PDF)

LinkedIn Facebook Instagram

 

Este programa também está disponível como:

Coordenação do Curso


Mauricio Mancio

Possui doutorado e pós-doutorado em Engenharia Civil e Ambiental pela University of California, Berkeley, EUA, com mestrado e graduação em Engenharia Civil pela Ufrgs. Áreas de interesse incluem o desenvolvimento e utilização de materiais de construção mais duráveis e ambientalmente corretos, novos cimentos, dosagem de concretos de alto desempenho, mecanismos de corrosão e passivação de armaduras, métodos de ensaios não-destrutivos e inovação tecnológica.

E-mail: mancio@unisinos.br

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 1783 e 5060

Ver currículo Lattes

 

Secretaria do Curso

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 1714

Email: ppgec@unisinos.br

Área de concentração: Gerenciamento de Resíduos

A área de concentração do PPGEC é influenciada pela grande demanda nacional para a solução de problemas relacionados à prevenção, à geração, ao gerenciamento e à reciclagem de resíduos, com forte caráter aplicado e transdisciplinar. Atualmente o PPGEC conta com quatro grupos de pesquisa consolidados, atuando em vários projetos relacionados à construção civil, saneamento e meio ambiente, estabelecidos em duas linhas de pesquisa.

Imagem da Área de concentração

Linhas de Pesquisa

Busca a otimização de processos visando à minimização da geração de resíduos sólidos através de estudos de produção mais limpa, racionalização, durabilidade e viabilidade econômica. São estudados os resíduos de obras civis (originados nas etapas de planejamento, projeto, execução, uso e disposição final), resíduos domésticos e resíduos originados em outros setores, que possuam potencial de reaproveitamento.


Grupos de pesquisa

GSC - Gestão e Sustentabilidade na Construção

O grupo reúne pesquisadores da UNISINOS, e realiza projetos de pesquisa, ensino e extensão relacionados à construção civil, estudando durabilidade, desempenho, patologia das construções, sustentabilidade de materiais e técnicas construtivas, bem como os processos de projeto, gerenciamento e produção em empresas construtoras. As técnicas empregadas incluem análise estatística e financeira, experimentos com aproveitamento de resíduos, análise do ciclo de vida e tecnologias de informação e comunicação (tais como BIM e inteligência artificial). O público-alvo é formado por empresas e profissionais que atuam no setor AEC (arquitetura-engenharia-construção). O grupo vem trabalhando em diversas pesquisas, com fomento da FINEP, CAPES, CNPq, FAPERGS, Lincoln Institute of Land Policy e empresas parceiras, participando nos principais editais de pesquisa relacionados com o tema, interagindo com outros grupos de pesquisa e gerando publicações qualificadas.

Acesse no site do CNPq

Professores:

Andrea Parisi Kern

Bernardo Fonseca Tutikian

Marco Aurélio Stumpf González


NucMat - Núcleo de Caracterização de Materiais

O grupo tem como objetivo fundamental a caracterização, gestão e seleção de materiais, para adequá-los no sentido de minimizar a geração de resíduos, caracterizar e reciclar resíduos sólidos da indústria. No desenvolvimento de produtos de interesse industrial o grupo de pesquisa se relaciona com as linhas de pesquisa de 3 PPG´s Engenharia Civil (otimização de processos e reciclagem e disposição final de resíduos), Engenharia Mecânica (otimização de processos do ponto de vista de energia), e PPG em Engenharia Elétrica (microfabricação e encapsulamento de semicondutores). O NucMat vem tendo, ao longo dos anos parcerias com empresas e organizações como GERDAU, GKN, PETROBRÁS, Lorscheitter, Coopercana, FIERGS, Plásticos Brandt, Rubras Termoplásticos e Artecola. Uma das conquistas científicas e tecnológicas do grupo, além de publicações nacionais e internacionais (mais de 200), é o desenvolvimento em parceria com a GKN do Brasil e Olaria Brasil, do bioblock -bloco ceramico com lodo.

Acesse no site do CNPq

Professores:

Carlos Alberto Mendes Moraes

Feliciane Andrade Brehm

Regina Celia Espinosa Modolo

Realiza projetos voltados ao estudo e ao desenvolvimento de novos materiais, por meio da elaboração de alternativas de reutilização ou reciclagem de resíduos sólidos provenientes de diversos setores. Também investiga processos de disposição final de diferentes resíduos sólidos urbanos.


Grupos de pesquisa

SAmb - Saneamento Ambiental

O grupo de pesquisa em saneamento ambiental está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Unisinos, e desenvolve pesquisas sobre: i) tratabilidade, via processos anaeróbios, da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos e lixiviados de aterro sanitário, consorciados ou não com esgoto doméstico; ii) pesquisas na área da microbiologia de resíduos e processos anaeróbios; iii) desenvolvimento de novas configurações de reatores anaeróbios e aeróbios, bem como processos operacionais destes sistemas; iv) apoio a empresas e municípios, especialmente no que refere-se ao gerenciamento dos resíduos sólidos; O grupo de pesquisa atualmente está investindo também em pesquisas de aproveitamento energético e valorização da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos a partir da biodegradação anaeróbia. Ao longo dos últimos anos tem participado de todos os editais lançados para pesquisas em redes de pesquisa na área de Saneamento Ambiental, sempre no tema Resíduos Sólidos.

Acesse no site do CNPq

Professores:

Luciana Paulo Gomes

Marcelo Oliveira Caetano


GMAT - Grupo de Pesquisa em Materiais e Reciclagem

O GMat - "Grupo de Pesquisa em Materiais e Reciclagem" congrega pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UNISINOS, e realiza projetos de pesquisa, ensino e extensão relacionados ao desenvolvimento e valoração de novos materiais de construção com incorporação de resíduos, e com a avaliação do desempenho e sustentabilidade de materiais disponíveis para o setor da construção civil. O público-alvo é formado por empresas e/ou profissionais que atuam no setor da construção civil, e de outros setores que geram resíduos potencialmente recicláveis na indústria da construção civil. O grupo vem trabalhando em diversas pesquisas, com fomento da FINEP, CAPES, CNPq, FAPERGS e empresas parceiras, participando nos principais editais de pesquisa relacionados com o tema, interagindo com outros grupos de pesquisa a partir de projetos em rede e gerando publicações em periódicos qualificados, patentes e novos produtos disponíveis para a construção civil.

Acesse no site do CNPq

Professores:

Claudio de Souza Kazmierczak

Marlova Piva Kulakowski

Mauricio Mancio

Projetos de pesquisa

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:

Ver projetos de pesquisa

MESTRADO: ESTRUTURA CURRICULAR

No nível de Mestrado, o aluno deve cumprir, no mínimo, 24 (vinte e quatro) créditos, assim distribuídos: 9 (nove) créditos em Disciplinas Obrigatórias e 15 (quinze) créditos em disciplinas Optativas.


EMENTAS DO PROGRAMA ATIVIDADES TRANSDISCIPLINARES DISCIPLINA: CICLO DE ESTUDOS

Disciplinas Obrigatórias às duas Linhas de Pesquisa (9 créditos) keyboard_arrow_down

- Sustentabilidade Ambiental (3 créditos)
- Estatística (3 créditos)
- Metodologia Científica (3 créditos)

Disciplinas Optativas comuns às duas Linhas Pesquisa (15 créditos) keyboard_arrow_down

- Ferramentas Avançadas em Gestão Ambiental (LP1) (3 créditos)
- Desenvolvimento Ambiental em Organizações (LP1) (3 créditos)
- Desenvolvimento de coprodutos industriais (LP1) (3 créditos)
- Avaliação Ambiental de Resíduos e Materiais (LP1) (3 créditos)
- Ciências dos Materiais (LP1) (3 créditos)
- Desempenho das edificações – resistência mecânica, estanqueidade, resistência contra incêndio e durabilidade (LP1) (3 créditos)
- Processo de projeto e produção na construção civil (LP1) (3 créditos)
- Gerenciamento e Sustentabilidade na Construção (LP1) (3 créditos)
- Desempenho das edificações – acústico, térmico e lumínico (LP1) (3 créditos)
- Patologia das edificações (LP1) (3 créditos)
- Artificial intelligence application in waste and building management (LP1) (3 créditos)
- Métodos de Caracterização Química e Estrutural de Materiais para a Construção Civil (LP2) (3 créditos)
- Propriedades dos Materiais Aplicados à Construção Civil (LP2) (3 créditos)
- Estudos avançados em tecnologia do concreto (LP2) (3 créditos)
- Sistemas de revestimento com argamassa (LP2) (3 créditos)
- Materiais cimentícios suplementares (LP2) (3 créditos)
- Estudos Experimentais em Materiais de Construção (LP2) (3 créditos)
- Durabilidade (LP2) (3 créditos)
- Compostagem e Aterro Sanitário (LP2) (3 créditos)
- Estudos experimentais em Saneamento Ambiental (LP2) (3 créditos)
- Aproveitamento Energético de Resíduos (LP2) (3 créditos)
- Microbiologia e bioquímica aplicada a bioprocessos para o tratamento de resíduos (LP2) (3 créditos)
- Geotecnia e Remediação Ambiental (LP2) (3 créditos)

Outras atividades acadêmicas keyboard_arrow_down

- Artigos publicados ou aceitos, em periódicos avaliados no sistema Qualis da CAPES na área Engenharias I (2 créditos)
- Artigos submetidos, com primeira avaliação positiva, em periódicos avaliados no sistema QUALIS da CAPES na área Engenharias I (1 crédito)
- Trabalhos publicados em anais de eventos reconhecidos da área (1 crédito)
- Dissertação
- Estágio de Docência

Proficiência keyboard_arrow_down

Exame de Proficiência em Língua Inglesa

PROCESSO SELETIVO

Inscrição Online

Período de inscrição:02/10/2023 a 20/11/2023.

Taxa de inscrição: R$ 70,00
Observação: para os egressos da Unisinos é concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição.


Confira o edital para o processo seletivo (PDF)


ANEXO I - Carta de intenções (DOCX)

No item III do Edital você encontra a lista dos documentos obrigatórios que devem ser anexados durante a sua inscrição. Anexar todos os documentos obrigatórios é condição para o êxito da sua inscrição.

Saiba como converter arquivos em formato PDF


Seleção

Período: – De 24/11/2023 a 01/12/2023.


Divulgação dos Aprovados

A lista preliminar dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 04/12/2023.

A lista definitiva dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 07/12/2023.

Confira a lista preliminar dos selecionados (PDF)

Confira a lista definitiva dos selecionados (PDF)


Matrículas

As matrículas serão realizadas de 18/12/2023 a 21/12/2023.

Inscrição Online

Período de inscrição:11/12/2023 a 04/03/2024.

Taxa de inscrição: R$ 70,00
Observação: para os egressos da Unisinos é concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição.


Confira o edital para o processo seletivo (PDF)


ANEXO I - Carta de intenções (DOCX)

No item III do Edital você encontra a lista dos documentos obrigatórios que devem ser anexados durante a sua inscrição. Anexar todos os documentos obrigatórios é condição para o êxito da sua inscrição.

Saiba como converter arquivos em formato PDF


Seleção

Período: – De 07/03/2024 a 14/03/2024.


Divulgação dos Aprovados

A lista preliminar dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 15/03/2024.

Confira a lista preliminar dos selecionados (PDF)

A lista definitiva dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 20/03/2024.

Confira a lista definitiva dos selecionados (PDF)


Matrículas

As matrículas serão realizadas de 27/03/2024 a 05/04/2024.

Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).

A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.


Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)


Inscrição

A solicitação deve ser realizada por e-mail para atend_posgrad@unisinos.br a partir de 02/01 até 05 dias antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.


Confira as disciplinas ofertadas em 2024/1 (pdf)


Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.


Valores

Confira os valores para 2024

PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS

São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).


Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.


*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.

O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO À PESQUISA UNISINOS prevê a distribuição de bolsas parciais de estudo de 20 a 50% (vinte a cinquenta por cento) do valor total do curso de Mestrado e Doutorado da Unisinos por meio das seguintes modalidades:


  • BOLSA CTIE: direcionada a estudos inovadores que visem o desenvolvimento de pesquisas alinhadas aos temas estratégicos de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (CTIE);


  • BOLSA TECNOSINOS/SENAI: exclusiva para colaboradores das empresas consolidadas e incubadas no Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos e na Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec); e Professores e funcionários do Instituto SENAI de Tecnologia e de Inovação – RS e direcionada a estudos orientados aos temas estratégicos de Gestão, Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo;

  • BOLSA PE. THEOBALDO FRANTZ: exclusiva para professores da educação básica e visa a desenvolver projetos de pesquisa que caracterize de forma clara a contribuição da respectiva área para o contexto da educação básica, apresentando soluções para problemas identificados neste âmbito.
  • O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação - PROSUC concede Bolsas de Pós-graduação e Auxílios para o pagamento de Taxas escolares, para os melhores classificados nos processos seletivos de ingresso nos Programas de Pós-Graduação.


    Mestrado Bolsa R$ 2.100 + Taxa Auxilio R$ 1.100

    Doutorado Bolsa R$ 3.100 + Taxa Auxilio R$ 1.400


    Veja o edital disponível para este processo de bolsa:

    A Bolsa de Ação Afirmativa Carrefour é destinada a candidatos/as pretos/as e pardos/as selecionados para ingresso no segundo semestre de 2023 no Mestrado em Engenharia Civil da UNISINOS


    Veja o edital disponível para este processo de bolsa:

    INVESTIMENTO

    Valores referentes ao ano de 2024. Confira abaixo os valores e as opções de parcelamento.

     

    *O desconto não se aplica para ingressantes com bolsa de órgãos fomento (ex. Capes, CNPq, FAPERGS) ou bolsas institucionais (Programa de Apoio à Pesquisa).

     

    Egressos Unisinos

    Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Desconto % Valor Mensal com
    desconto (R$)
    6 - - -
    12 R$ 5.814,35 15% R$ 4.942,20
    18 - - -
    24 R$ 3.097,73 15% R$ 2.633,07
    30 R$ 2.556,74 15% R$ 2.173,23
    36 R$ 2.197,37 15% R$ 1.867,76
    42 R$ 1.941,77 15% R$ 1.650,51
    48 R$ 1.751,04 15% R$ 1.488,38
    54 - - -
    60 - - -

    Participantes em Geral

    Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Desconto % Valor Mensal com
    desconto (R$)
    6 - - -
    12 R$ 6.460,39 15% R$ 5.491,33
    18 - - -
    24 R$ 3.441,92 15% R$ 2.925,63
    30 R$ 2.840,82 15% R$ 2.414,70
    36 R$ 2.441,52 15% R$ 2.075,29
    42 R$ 2.157,53 15% R$ 1.833,90
    48 R$ 1.945,60 15% R$ 1.653,76
    54 - - -
    60 - - -

    PROFESSORES DO CURSO

    O aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

     

    Andrea Parisi Kern

    Andrea Parisi Kern

    Doutora em Engenharia Civil (Estruturas)
    WorkID/ORCID

    Doutora em Engenharia Civil pela Ufrgs, na área de Gerenciamento das Construções, mestrado pela Ufrgs e graduação em Engenharia Civil pela Unisinos. Realizou estágio sênior no exterior como Visiting Scholar na University of Bath, no Reino Unido. Desenvolve pesquisas nas áreas de Gestão da construção, Otimização de processos construtivos para a minimização de resíduos, Produção mais limpa, Sustentabilidade na construção e Análise de ciclo de vida.

    Bernardo Fonseca Tutikian

    Bernardo Fonseca Tutikian

    Doutor em Engenharia Civil
    WorkID/ORCID

    Doutor em Engenharia Civil pela Ufrgs, na área de Materiais e Desempenho, com mestrado e graduação em Engenharia Civil pela mesma instituição. Tem pós-doutorado pelo Instituto Superior Politecnico Jose Antonio Echevarria, CUJAE (Cuba), foi professor visitante na Missouri University of Science and Technology (EUA) e na Université de Cergy-Pontoise (França), e é pesquisador convidado da Universidad de la Costa - CUC (Colômbia). Desenvolve pesquisas nas áreas Desempenho, Tecnologia de concretos com ênfase em resíduos, Controle de qualidade de estruturas de concreto armado e Patologia.

    Carlos Alberto Mendes Moraes

    Carlos Alberto Mendes Moraes

    Doutor em Ciências dos Materiais
    WorkID/ORCID

    Possui doutorado em Ciências dos Materiais pela University of Manchester Institute of Science and Technology, UMIST (Inglaterra), com mestrado e graduação em Engenharia Metalúrgica pela Ufrgs. Tem ainda pós-doutorado pela Sogang University, SOGANG (Coréia do Sul). Desenvolve pesquisas nas áreas de Resíduos sólidos industriais, Otimização de processos para a minimização de resíduos, Produção mais limpa Caracterização e Reciclagem de materiais e resíduos sólidos industriais Análise de ciclo de vida.

    Claudio De Souza Kazmierczak

    Claudio De Souza Kazmierczak

    Doutor em Engenharia Civil
    WorkID/ORCID

    Doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP), com mestrado e graduação em Engenharia Civil pela Ufrgs. pós-doutorado em Engenharia Civil e Ambiental pela University of California, Berkeley, EUA. Desenvolve pesquisas nas áreas de Caracterização de materiais e resíduos, Durabilidade, Novos materiais, Resíduos da construção e demolição, Resíduos de outros setores, e Reciclagem e disposição final de resíduos.

    Feliciane Andrade Brehm

    Feliciane Andrade Brehm

    Doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais
    WorkID/ORCID

    Doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Ufrgs, com mestrado pela Ufrgs, especialização em Química Ambiental e bacharelado e licenciatura em Química pela PUCRS. Desenvolve pesquisas nas áreas de Resíduos sólidos industriais, Otimização de processos para a minimização de resíduos, Produção mais limpa Caracterização e Reciclagem de materiais e resíduos sólidos industriais Análise de ciclo de vida.

    Luciana Paulo Gomes

    Luciana Paulo Gomes

    Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento
    WorkID/ORCID

    Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (EESC/USP), com mestrado também pela EESC/USP e graduação em Engenharia Civil pela Unisinos. Desenvolve pesquisas nas áreas de Geração, acondicionamento, varrição, coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos (RSU), Tratamento (incluindo a reciclagem) e disposição final de RSU, Tratamento e disposição final de resíduos e efluentes industriais e de serviços de saúde, e Análise de ciclo de vida.

    Marcelo Oliveira Caetano

    Marcelo Oliveira Caetano

    Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais
    WorkID/ORCID

    Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Ufrgs, com mestrado em Engenharia Civil, especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e graduação em Engenharia Civil pela Unisinos. Desenvolve pesquisas nas áreas de Geração, acondicionamento, varrição, coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos (RSU), Tratamento (incluindo a reciclagem) e disposição final de RSU. Interesse em pesquisas nas áreas de Geotecnia Ambiental e Remediação de Áreas Degradadas.

    Marco Aurélio Stumpf González

    Marco Aurélio Stumpf González

    Doutor em Engenharia Civil
    WorkID/ORCID

    Doutor em Engenharia (área de concentração: Construção) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui ainda graduação em Engenharia Civil e em Ciências Jurídicas e Sociais, bem como mestrado em Engenharia Civil pela mesma Universidade. Atualmente é professor Adjunto II na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), no Mestrado Profissional de Arquitetura e Urbanismo (PPGArqUrb), e nos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. É membro do Conselho Editorial da Editora Unisinos, do Conselho Universitário (CONSUN) e da Câmara de Graduação (CGrad). É consultor ad hoc do CNPq e de diversas agências estaduais de pesquisa. Atua na área de Construção Civil (Economia e Gerenciamento da Construção), nas seguintes linhas: análise econômica e planejamento da construção, desempenho e construção sustentável, processo de projeto (ACVE, BIM, compatibilização de projetos, redução de resíduos) e avaliação de imóveis (geração de modelos de formação de preços para análise de mercado através de inferência estatística, SIG e técnicas de inteligência artificial).

    Marlova Piva Kulakowski

    Marlova Piva Kulakowski

    Doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais
    WorkID/ORCID

    Doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Ufrgs, com mestrado em Engenharia Civil também pela Ufrgs, na área de Materiais de Construção, e graduação em Engenharia Civil pela Unisinos. Desenvolve pesquisas nas áreas de Resíduos da construção e demolição, Resíduos de outros setores, Reciclagem e disposição final de resíduos, Caracterização de materiais e resíduos, Durabilidade e Novos materiais.

    Mauricio Mancio

    Mauricio Mancio

    Doutor em Civil and Environmental Engineering
    WorkID/ORCID

    Possui doutorado e pós-doutorado em Engenharia Civil e Ambiental pela University of California, Berkeley, EUA, com mestrado e graduação em Engenharia Civil pela Ufrgs. Áreas de interesse incluem o desenvolvimento e utilização de materiais de construção mais duráveis e ambientalmente corretos, novos cimentos, dosagem de concretos de alto desempenho, mecanismos de corrosão e passivação de armaduras, métodos de ensaios não-destrutivos e inovação tecnológica.

    Regina Celia Espinosa Modolo

    Regina Celia Espinosa Modolo

    Doutora em Ciências e Engenharia do Ambiente
    WorkID/ORCID

    Engenheira Agrônoma, Doutora em Ciências e Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro/Portugal. Áreas de interesse: Biomassa agrícola e florestal, valorização de resíduos sólidos da combustão de biomassa (cinzas leves e pesadas), fenômeno de aglomeração em tecnologia de leito fluidisado.

    INFRAESTRUTURA

    Confira também