Mestrado e Doutorado em Educação

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos foi criado em 1994 com o curso de Mestrado e em 1999, o curso de Doutorado. O Curso de Mestrado Acadêmico tem duração de até 30 meses e o de Doutorado Acadêmico tem duração de até 48 meses. Em 2019 são 18 professores que compõe o corpo docente, sendo 16 permanentes e 2 colaboradores. O total de alunos em 2019 são 114 matriculados, sendo 44 Mestrandos e 70 Doutorandos, de um total de 678 pesquisas realizadas no PPGEDU, até novembro de 2019.

É um dos três Programas Nacionais de Excelência avaliados com nota 7 pela CAPES, tendo sido avaliado por três triênios com a nota 6, um triênio com nota 7 e um quadriênio com a nota 7. Junto com UERJ e UFMG integram o quadro reduzido de Programas de excelência composto por Programas nota 6 (com 6 Programas) e nota 7 (três Programas), que recebem apoio por meio da verba Proex para manutenção e ampliação da excelência acadêmica. Este Programa forma pesquisadores na área da Educação e qualifica a formação de professores e educadores, contribuindo decisivamente para o campo científico da educação no desenvolvimento regional, nacional e internacional, integrado aos desafios do Sistema Nacional de Pós-graduação do Brasil.

Esse PPG desde a sua criação até os dias atuais, segue enfrentando um duplo desafio: primeiro, a busca por um equilíbrio entre a formação de pesquisadores e a formação de professores; segundo, a manutenção da qualidade formativa, com a criação de distintos modos de organização curricular e de processos de avaliação. Além disso, investe na internacionalização por meio de grupos de pesquisa e redes que se estabelecem com o apoio do Programa de Excelência da CAPES (PROEX), do Programa PRINT/CAPES e do Centro de Estudos Internacionais em Educação (CEIE).

O Programa possui um periódico científico qualis A2: Revista Educação Unisinos.

Princípios do Programa:

a) Trabalho coletivo como orientador das práticas de pesquisa e formação.
Buscar em todas as ações de pesquisa e de formação a sinergia do trabalho coletivo, promovendo a discussão, a problematização e o desenvolvimento de propostas que o trabalho coletivo e cooperativo possibilitam.

b) Compromisso acadêmico, social e político.

Manter o comprometimento com a vida acadêmica, com os desafios da sociedade contemporânea e com posições assumidas no contexto das pesquisas e das atividades acadêmicas desenvolvidas. Escuta social e atitude política são estratégias indutoras das ações acadêmicas.

c) Internacionalização para o desenvolvimento de uma cidadania capaz de interagir ativamente com povos e culturas de outras nacionalidades.

A internacionalização é decorrência de um trabalho na área da educação que dialoga com teorizações e práticas nacionais e internacionais, buscando a visibilidade externa, e a qualificação e reconhecimento da produção científica brasileira.

Documentos do Programa

Projeto Político Pedagógico Regimento Interno Guia do aluno

O Guia do Aluno é o documento que reúne as informações acadêmicas referentes aos cursos de mestrado e doutorado do Programa.
Caso você deseje consultar a versão impressa do Guia do Aluno, dirija-se aos postos de atendimento, às secretarias ou ao Atendimento Unisinos onde cópias estão disponíveis.
A Unisinos eliminou a impressão do documento em grandes quantidades em respeito à ISO 14001 – norma que define ações para um Sistema de Gestão Ambiental efetivo.


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades