Mestrado e Doutorado em Educação

Bancas

Avaliação da pesquisa

A avaliação da pesquisa compreende: acompanhamento por parte do professor orientador da formação e do desenvolvimento do pesquisador em diferentes atividades desenvolvidas nas orientações e nos Grupos de Pesquisa. Também compreende o desenvolvimento do projeto de pesquisa do mestrando e do doutorando e da dissertação ou da tese.

Sobre a avaliação nas bancas de qualificação e defesa final:
O estudante deve observar os prazos regulamentares e ter a aprovação da banca constituída e a avaliação registrada, em parecer escrito, elaborado em conjunto pela banca, conforme previsto no Regimento e detalhado no Regulamento interno (o Regulamento interno é um documento mais flexível, construído no Programa e visa orientar as práticas cotidianas).

Composição de bancas

No mestrado: formada por dois professores doutores sendo um da instituição e outro externo à instituição. O professor orientador deverá presidir a banca, caso esteja impossibilitado de participar e sob justificativa, o coordenador do Programa poderá nomear um representante para coordenar a sessão. Será considerado presente o avaliador que estiver participando da banca de qualificação de projeto ou banca final de Dissertação ou de Tese, por webconferência ou modalidade afim. A participação dos avaliadores externos poderá se dar mediante a entrega de parecer por escrito.
A avaliação final da defesa de dissertação deve conter um parecer conclusivo da banca. Além disso, deve estar indicada na ficha de avaliação a condição da aprovação e entrega na secretaria do programa da versão final do trabalho.

No doutorado: formada por quatro professores doutores, dois da instituição e dois externos à instituição. O professor orientador deverá presidir a banca, caso esteja impossibilitado de participar e sob justificativa, o coordenador do Programa poderá nomear um representante. Será considerado presente o avaliador que estiver participando da banca de projeto ou final, por Skype ou modalidade afim. A participação dos avaliadores externos poderá se dar mediante a entrega de parecer por escrito. Para a banca final de tese deve ser emitido um parecer final conclusivo de todos os integrantes da banca e indicado na ficha de avaliação se a tese defendida deve ou não ser indicada para o prêmio de teses da Capes. Também deve estar indicada a condição para aprovação da tese e entrega na secretaria do programa da versão final do trabalho.

Na esquisa A avaliação da pesquisa compreende: acompanhamento por parte do professor orientador da formação e do desenvolvimento do pesquisador em diferentes atividades desenvolvidas nas orientações e nos Grupos de Pesquisa. Também compreende o desenvolvimento do projeto de pesquisa do mestrando e do doutorando e da dissertação ou da tese.

Sobre a avaliação nas bancas de qualificação e defesa final:
O estudante deve observar os prazos regulamentares e ter a aprovação da banca constituída e a avaliação registrada, em parecer escrito, elaborado em conjunto pela banca, conforme previsto no Regimento e detalhado no Regulamento interno (o Regulamento interno é um documento mais flexível, construído no Programa e visa orientar as práticas cotidianas). Composição de bancas No mestrado: formada por dois professores doutores sendo um da instituição e outro externo à instituição. O professor orientador deverá presidir a banca, caso esteja impossibilitado de participar e sob justificativa, o coordenador do Programa poderá nomear um representante para coordenar a sessão. Será considerado presente o avaliador que estiver participando da banca de qualificação de projeto ou banca final de Dissertação ou de Tese, por webconferência ou modalidade afim. A participação dos avaliadores externos poderá se dar mediante a entrega de parecer por escrito. A avaliação final da defesa de dissertação deve conter um parecer conclusivo da banca. Além disso, deve estar indicada na ficha de avaliação a condição da aprovação e entrega na secretaria do programa da versão final do trabalho.

Agenda

Confira as próximas Qualificações e Dissertações de Mestrado. »

Confira as próximas Qualificações e Dissertações de Doutorado. »

 


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades