Mestrado e Doutorado em Direito

Cotutela para Doutorado

A Cotutela é um programa que permite ao doutorando realizar sua tese sob a orientação de dois professores, um da UNISINOS e outro de uma universidade estrangeira, e receber diploma de doutorado de ambas as universidades. Usualmente é uma opção dos estudantes que fazem doutorado sanduíche no exterior.

Quais as vantagens da Cotutela?

O aluno fica dispensado da seleção a que se submetem os pretendentes a uma vaga no doutorado na Universidade estrangeira.

O aluno recebe dupla titulação expedida pela UNISINOS e pela Universidade estrangeira, sem precisar reconhecer no Brasil o título obtido no exterior.

Tramitação da cotutela

Informe a secretaria do seu PPG sobre o interesse na cotutela.

Verifique a possibilidade de cotutela com o co-orientador estrangeiro ou na lista de programas de cotutela já estabelecidos abaixo.

Caso aprovada a candidatura, será assinada convenção específica entre as duas Universidades regulamentando a realização da cotutela pelo discente.

Durante a cotutela de tese, o doutorando deverá permanecer nas duas IES por um período não inferior a um ano acadêmico em cada uma delas, conforme cronograma individual previamente estabelecido entre ambas Universidades.

A defesa da tese deverá ocorrer no Brasil ou na Universidade estrangeira, segundo o aprovado em cada plano individual de estudos.

Possibilidades de cotutela

Universidad de Sevilla (Espanha)
Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne (França)
Università degli studi di Firenze (Itália)

Requisitos para realizar a cotutela na Universidade de Sevilha:

(1) conclusão de todas as disciplinas do Doutorado na UNISINOS, (2) aprovação na proficiência em duas línguas estrangeiras, (3) projeto de doutorado qualificado, (4) inscrição no site da IES estrangeira, (5) pagamento de aproximadamente um mil euros, (6) assistir os seminários de doutorado por 1 ano acadêmico, residindo na cidade, que vai de setembro/outubro de um ano até maio/junho do ano subsequente. A Universidade realiza recesso durante o período das festas natalinas, retomando as atividades no dia 6 de janeiro

Requisitos para realizar a cotutela na Universidade Paris 1:

(1) conclusão de todas as disciplinas do Doutorado na UNISINOS, (2) aprovação na proficiência em duas línguas estrangeiras, (3) projeto de doutorado aprovado pelo orientador da Sorbonne antes da qualificação na UNISINOS, (4) inscrição diretamente na IES estrangeira, (5) pagamento de taxa à IES estrangeira, segundo condição financeira individual, (6) cumprir o plano de estudos individual por 1 ano acadêmico, residindo na cidade nos períodos determinados no cronograma individual aprovado por ambas Universidades.

Requisitos para realizar a cotutela na Universidade de Florença:

(1) conclusão de todas as disciplinas do Doutorado na UNISINOS, (2) aprovação na proficiência em duas línguas estrangeiras, (3) projeto de doutorado aprovado pelo orientador da Universidade de Florença e por seu Colégio de Docentes do Doutorado em Direito, preferencialmente, antes da qualificação na UNISINOS, (4) inscrição diretamente na IES estrangeira, (5) pagamento de taxa à IES estrangeira, segundo condição financeira individual, (6) cumprir o plano de estudos individual por 1 ano acadêmico, residindo na cidade nos períodos determinados no cronograma individual aprovado por ambas Universidades.


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades