Mestrado e Doutorado em Design

Mestrado Duração: 2 anos Aulas: quintas e sextas-feiras, e aos sábados pela manhã


Doutorado Duração: 4 anos Aulas: quintas e sextas-feiras nos tunos manhã e tarde
Curso recomendado pela Capes
Conceito 5

reconhecimento capes

Área de concentração: Design Estratégico

Esse foco se caracteriza por investigar a área de Design na perspectiva de contexto e inovação dos bens de uso em toda a cadeia de valor, para, desse modo, definir estratégias de desenvolvimento sustentável, orientadas ao Design. A ênfase do Programa é o estudo das estratégias elaboradas pelo Design para orientar a ação projetual e, sobretudo, a ação organizacional em direção à inovação e à sustentabilidade. Essas estratégias são elaboradas pelo Design em um processo que envolve todo o seu ecossistema de atuação: o meio organizacional (escritórios de design, empresas e demais organizações), o mercado, a sociedade e o meio-ambiente. Assim, o processo de design é considerado e desenvolvido no âmbito das multíplices relações instauradas na ação projetual, com implicações metodológicas relevantes. O enfoque do Design Estratégico desloca-se do processo de design em si para o conjunto de relações que esses ecossistemas entre si desenvolvem.

Linhas de Pesquisa

  • Processos de Formalização de Contextos Criativos
  • Processos de Projetação para Inovação

» Saiba mais

Grupos de Pesquisa

  • Design estratégico para a inovação Cultural e Social
  • Design estratégico e cultura de projeto

» Saiba mais

Histórico e evolução do Programa

O Programa teve origem na Escola de Design Unisinos (EDU), criada em 2006, concebida como um centro de formação permanente e pesquisa aplicada em Design no campus Porto Alegre. A EDU atuou, até 2013, em três níveis: desenvolvimento de programas e atividades didáticas em nível de Graduação (Bacharelado em Design, Tecnólogo em Design de Produto e Bacharelado em Moda); Educação Continuada, composta por atividades de Extensão (organização de eventos, palestras, mostras, congressos e atividades editoriais no campo do Design) e Pós-Graduação lato sensu (Curso de Especialização em Design Estratégico, Design Gráfico, Design de Moda e Design Moveleiro); e a Pesquisa, representada pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Design (Mestrado em Design).

Esse modelo de Escola surgiu com o objetivo de criar uma sinergia entre os diferentes níveis de ensino, facilitando o fluxo do conhecimento gerado na pesquisa e na pós-graduação para os outros níveis de ensino. Na época, como premissa para seu funcionamento, todo o corpo docente do PPG Design atuou: nas atividades da Graduação e nas Especializações oferecidas; e em projetos de pesquisa aplicada que envolvessem os três níveis da EDU (Graduação, Educação Continuada e Pesquisa). Também os discentes foram estimulados a participar das atividades supracitadas, assim como a realizar seus estágios docentes nos cursos de Graduação. No final de 2013, a partir de uma reestruturação da UNISINOS no formato de Escolas, a antiga EDU foi incorporada pela nova Escola da Indústria Criativa, alinhada ao princípio da transdisciplinaridade, e passou a desenvolver projetos articulados também com outros programas de pós-graduação e graduação, a saber: PPG Comunicação, PPG Linguística Aplicada, Comunicação Digital, Jogos Digitais, Design de Produto, Design, Moda, Gastronomia, Fotografia, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo, Realização Audiovisual, Letras, Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Artes e Tecnologias e Produção Fonográfica.

Desde 2008, o PPG em Design formou 164 mestres. Com a implantação do nível de doutorado no ano de 2016, foi possível dar a continuidade à formação dos egressos e interessados na área de concentração Design Estratégico. Dos 23 doutorandos do programa, 13 são egressos do curso de Mestrado em Design Estratégico. Ao longo desses 10 anos de atividades, o PPG Design buscou a contínua qualificação dos seus processos e atividades e elevou a sua nota no sistema de avaliação da CAPES: 2007–2009 (nota 3), 2010 –2012 (nota 4) e 2013-2016 (nota 5).



Baixe as fichas de avaliação do Programa

 

Veja mais

Fundo de Apoio a Pesquisa
  • Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-Graduação. Saiba mais:
Bolsas Talento Tecnosinos/SENAI Bolsa PNPD/CAPES

Bolsas PROSUC/CAPES

Bolsas CNPq/DAI

Regimento Interno

Diferença entre Doutorado, Mestrado Acadêmico e Profissional

Contato

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Design

Fone: +55 (51) 3591 1122 - Ramal 3719E-mail: ppgdesign@unisinos.br Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h Local: Campus Unisinos Porto Alegre Av. Nilo Peçanha, 1600 - Bairro Boa Vista - Porto Alegre (RS)


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades