Mestrado e Doutorado em Computação Aplicada

Linha de Pesquisa

Confira abaixo as linhas de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Computação Aplicada:

  • Computação Gráfica e Processamento de Imagens

    Investiga os problemas relacionados à síntese e à análise de sinais e imagens estáticas e dinâmicas, incluindo processamento de imagens e sinais, rendering, geometria computacional e animação. A linha concentra seus trabalhos nas áreas da visualização de dados, da realidade virtual e da construção de modelos, com aplicações nas áreas médica, de jogos, da sociologia e da robótica, entre outras.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Engenharia de Software e Linguagens de Programação

    Realiza pesquisas e experimentos na criação de metodologias, técnicas e ferramentas de forma a aprimorar todo o processo de construção de software e permitir que métricas possam ser descobertas e aplicadas, garantindo a qualidade do produto. Atualmente a linha de pesquisa está concentrada no desenvolvimento de pesquisas nas áreas: Webservices, Frameworks, Padrões de Projetos EAD, Agentes de Software, Paradigmas de Linguagens, Arquiteturas, Máquinas Virtuais e Desenvolvimento de Software para Computação Móvel e Ubíqua.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Inteligência Artificial

    Desenvolve sistemas inteligentes aplicados que abordam tanto técnicas da Inteligência Artificial Simbólica quanto da Inteligência Computacional, envolvendo as áreas de Sistemas Tutores Inteligentes, Agentes Pedagógicos Animados, Computação Afetiva, Redes Neurais, Mineração de Dados e Sistemas de Transportes Inteligentes. Destaca-se o estudo e a aplicação destes sistemas a problemas em Informática na Educação, Transportes, Energia Elétrica, Empresas Petrolíferas, entre outros.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Pesquisa Operacional

    Desenvolve pesquisas na busca de novos conhecimentos, ferramentas e tecnologias para a obtenção de soluções relevantes, atuais e originais para problemas nas mais diversas áreas do conhecimento onde exista interação entre modelagem e simulação, destacando-se aplicações em Logística e Transportes, Energia Elétrica, Petróleo e Gás, Saúde, Telecomunicações e Sistemas de Informações, Administração e Gestão da Produção, Indústria, Criptografia, Modelagem de Sistemas Físicos, entre outras.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

    Aborda protocolos, algoritmos, mecanismos e aplicações para redes de computadores e sistemas distribuídos, incluindo segurança, processamento de alto desempenho, computação móvel e ubíqua. Objetiva o desenvolvimento e aplicação de novos conhecimentos e tecnologias de impacto na sociedade moderna e na Internet. A linha de pesquisa concentra-se no desenvolvimento de pesquisas nas áreas seguintes: computação em nuvem, grids e clusters; escalonamento de processos; middleware para computação móvel e ubíqua; redes sociais; replicação de dados; tecnologias peer-to-peer (P2P); virtualização.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa

»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades