Processo Seletivo de Bolsas CAPES

Projeto Institucional de Internacionalização da Unisinos.
Confira abaixo as linhas de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Computação Aplicada:
Investiga metodologias, técnicas, métricas e tecnologias para a criação, manutenção e avaliação de software. A linha prioriza os estudos de modelos computacionais, arquiteturas de software, qualidade de software, frameworks e processos de software, principalmente orientados ao desenvolvimento de Ambientes Inteligentes (AmI). Além desses temas, as pesquisas desenvolvidas na linha de Engenharia de Software e Ambientes Inteligentes aplicam conceitos de computação móvel e ubíqua, cidades inteligentes, arquiteturas orientadas a serviços, engenharia de software para internet das coisas, bigdata, analytics, sistemas multiagente, engenharia de ontologias e aprendizagem de máquina. As pesquisas estão voltadas para diversas áreas de aplicação, tais como saúde, educação, acessibilidade, agricultura, comércio, logística, jogos de computadores, realidade virtual, aplicações corporativas e gestão de projetos.
» Veja o vídeo sobre o tema com o Prof. Jorge Luís Barbosa
» Veja o vídeo sobre o tema com o Prof. Kleinner de Oliveira
Investiga os problemas relacionados à síntese e à análise de sinais e imagens estáticas e dinâmicas, incluindo processamento de imagens e sinais, rendering, geometria computacional e animação. A linha concentra seus trabalhos nas áreas da visualização de dados, da realidade virtual e da construção de modelos, com aplicações nas áreas médica, de jogos, da sociologia e da robótica, entre outras.
Investiga e desenvolve algoritmos, middlewares e aplicações inovadoras no âmbito da Internet das Coisas (ou IoT, do termo em inglês Internet of Things), incluindo aspectos relacionados à arquitetura, desempenho, balanceamento de carga, interoperabilidade, mobilidade, escalonamento e escalabilidade. Nesse âmbito, destaca-se a utilização dos dispositivos móveis, ciência de contexto, wearables e sensores, baseados em tecnologias como Bluetooth / BLE, NFC, RFID, ZigBee e UWB. Há foco na utilização das características de virtualização e elasticidade da computação em nuvem, bem como em propor modelos, ontologias e heurísticas para o desenvolvimento de aplicações distribuídas, móveis e ubíquas, buscando benefícios tangíveis para a sociedade. Algumas das principais áreas de aplicação incluem saúde, comércio eletrônico, logística, transporte e energia, tanto diretamente em uma aplicação alvo, quanto indiretamente através de middlewares que são utilizados para tornar IoT uma realidade.
» Veja o vídeo sobre o tema com o Prof. Rodrigo Righi
» Veja o vídeo sobre o tema com o Prof. Cristiano André da Costa
Desenvolve sistemas inteligentes aplicados que abordam tanto técnicas da Inteligência Artificial Simbólica quanto da Inteligência Computacional, envolvendo as áreas de Sistemas Tutores Inteligentes, Agentes Pedagógicos Animados, Computação Afetiva, Redes Neurais, Mineração de Dados e Sistemas de Transportes Inteligentes. Destaca-se o estudo e a aplicação destes sistemas a problemas em Informática na Educação, Transportes, Energia Elétrica, Empresas Petrolíferas, entre outros.