Design Doing e Métodos Ágeis
Dias de aula
Semanalmente
Carga horária
360 horas
Horários de aula
Aulas ao vivo semanais ou quinzenais, predominantemente em terças e quartas-feiras, das 19h30 às 21h. Aulas presenciais quinzenais aos sábados. Consulte as informações gerais do processo seletivo.
Para quê
O Curso tem como objetivo formar profissionais que possam atuar na elaboração, na construção e na evolução de projetos de inovação, articulando conhecimento oriundo das áreas de gestão, design e tecnologia. O Design Doing e Métodos Ágeis prepara o profissional para atuar como protagonista na condução de processos de inovação em diferentes tipos de organizações.
A especialização viabiliza o conhecimento sobre processos para inovar em organizações, seus preceitos e suas metodologias projetuais e de gestão. Além disso, reune capacidades cognitivas dedicadas à interação das áreas e dos saberes envolvidos como possibilidade de resolução de problemas complexos, promove uma visão ampla sobre soluções centradas no usuário e o projeto de soluções a partir do uso de tecnologias disruptivas. Por fim, propõe capacitação do aluno na criação, na gestão e na operação de processos de inovação em suas diversas perspectivas.
Para quem
Profissionais com Curso superior, nas áreas de administração, tecnologia, design, marketing, comunicação, saúde, engenharia e profissionais que tenham afinidade profissional com os temas e desejam atuar uma abordagem prática e mercadológica que integra design, tecnologia e inovação.
A qualificação profissional pós-curso
Ao longo do curso, você vai encontrar diversas ferramentas para aplicar imediatamente ao seu dia a dia profissional. Será, assim, capaz de visualizar cenários futuros e concretizar soluções inovadoras e criativas na sua organização. Entre as competências trabalhadas estão desenvolvimento de pensamento crítico sobre o uso de novas tecnologias e suas aplicações, resolução de problemas de forma criativa, condução de processos de inovação em diferentes tipos de organizações, facilitação de dinâmicas de cocriação em times multidisciplinares.
Confira também:
Coordenação do Curso
ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura do curso está organizada em dois módulos semestrais e independentes. Isso possibilita ingressar tanto no início como no meio do ano letivo e concluir o curso em 12 meses. Integram o currículo desta especialização as seguintes disciplinas:
Workshop I - Introdução ao Desafio - 16h
Workshop II – Entendimento e Redefinição - 16
Workshop III – Ideação, Prototipagem e Iteração - 16h
Inovação Através do Design - 20h
Design Centrado no Usuário e no Humano - 20h
Design Thinking - 20h
Métodos de Pesquisa em Design de Serviços (DS) - 20h
Mapeamento de Tendências e Construção de Cenários - 20h
Orientação para Seminário Maker: Facilitação - 16h
Workshop IV: Facilitação - 16h
Lab de Aceleração I - Desafio Tech Startup - 16h
Lab de Aceleração II – Oportunidades para Inovação - 16h
Lab de Aceleração III – Negócios e Tecnologias - 16h
Inteligência Artificial e IoT: Impacto em Negócios Inovadores - 20h
Lean Startup (ND) - 20h
Metodologias Ágeis - 20h
User Experience (Ux) - 20h
Tópicos em Tecnologia (ND) - 20h
Orientações para Lab de Aceleração IV: Pitch Final - 16h
Lab de Aceleração IV: Pitch Final - 16h
COMO INGRESSAR
Veja as orientações para o processo seletivo do curso:
COMPROVANTE
Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.
AcessarPROFESSORES DO CURSO
O aluno de Design Doing e Métodos Ágeis tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Alexandre Pereira
Co-Fundador da SFAP Consultores Associados, parceira operacional da V4 Company, com foco em estratégias de marketing digital e tração em vendas! Atua também como consultor de empresas nas áreas de restruturação de modelos de negócios, metodologias ágeis (Design Thinking, Lean Startup, Scrum, etc) e inovação. Mentor de Startups no Tecnosinos desde 2013.

Carla Link Federizzi
Fundadora e Designer de Serviço da Talking City, cofundadora Ainá Mulher, Mestre em Design Estratégico pela UNISINOS e Professora de Design e Inovação, TEDxSpeaker - atua na construção de serviços públicos para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Felipe Morais Menezes
Fundador da WTF! School. Co-fundador do tks!. Professor e Coordenador na Unisinos. Experiência em Consultoria desde 2003. Experiência acadêmica desde 2007. Experiência em mentoria desde 2016. Mestrando em Design Estratégico. Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas. Graduação em Engenharia de Produção

Filipe Campelo Xavier Da Costa
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003) e especialização em Design Estratégico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007). É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS. Professor dos cursos de especialização em Design Estratégico, Design de Serviços e Interação, Negócios Digitais e Design Doing e do curso de Bacharelado em Design pela Escola da Indústria Criativa da UNISINOS. Professor de marketing e design do curso Gestão para Inovação e Liderança e cursos de MBA da UNISINOS. É revisor e parecerista da Strategic Design Research Journal, Educação Gráfica, Design & Tecnologia e Revista Produção, bem como de congressos na área de Design (P&D Design, Coloquio de Design, Design Management Institute). Fez parte do Comitê Organizador do P&D Design 2014. Consultor ad-hoc da FAPERGS e CAPES. Tem experiência na área de Marketing, Comportamento do Consumidor e Design, focado na investigação da experiência do usuário e suas repercussões no processo de projeto.

Gabriel De Oliveira Ramos
Gabriel de Oliveira Ramos é professor assistente do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Anteriormente, foi pesquisador pós-doutorado no AI-Lab da Vrije Universiteit Brussel (Bélgica). Gabriel possui doutorado (2018, com louvor) e mestrado (2013) em Computação pelo Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua pesquisa concentra-se em Inteligência Artificial em geral, com foco em aprendizado de máquina, aprendizado por reforço, sistemas multiagente, teoria dos jogos, e busca, com aplicações em cidades inteligentes, incluindo trânsito, smart grids, saúde, indústria 4.0, entre outros.

Luciane Wolff
Sou a Luciane Wolff, psicóloga e atuo com educação elaborando estratégias para desenvolvimento das pessoas. Ajudo os profissionais com mentorias de vida e carreira. Acompanho as equipes para qualificar seu desempenho. Assessoro empresas a criar práticas humanistas de gestão de pessoas, aliando saúde mental com os resultados organizacionais. Supervisiono profissionais de RH e da Psicologia Organizacional e do Trabalho, apoiando na elaboração de intervenções em gestão de pessoas, saúde e desenvolvimento humano. Nos últimos anos pesquisei sobre Psicologia Positiva, Bem-estar Psicológico, Forças de Caráter, Gestão de pessoas em empresas e profissionais de TI.