Pós Graduação Unisinos - Design Doing e Métodos Ágeis - Híbrido - Porto Alegre
Especialização

Design Doing e Métodos Ágeis

Híbrido - Porto Alegre

Período

Início: 08/08/2022
Término: 31/07/2023

Dias de aula

Semanalmente

Carga horária

360 horas

Horários de aula

Aulas ao vivo semanais ou quinzenais, predominantemente em terças e quartas-feiras, das 19h30 às 21h. Podendo haver alteração de cronograma, a fim de garantir a inserção de professores e a excelência da formação.
Aulas presenciais quinzenais aos sábados, nos turnos manhã e tarde, das 8h30 às 17h30.

Para quê

O Curso tem como objetivo formar profissionais que possam atuar na elaboração, na construção e na evolução de projetos de inovação, articulando conhecimento oriundo das áreas de gestão, design e tecnologia. O Design Doing e Métodos Ágeis prepara o profissional para atuar como protagonista na condução de processos de inovação em diferentes tipos de organizações.

A especialização viabiliza o conhecimento sobre processos para inovar em organizações, seus preceitos e suas metodologias projetuais e de gestão. Além disso, reune capacidades cognitivas dedicadas à interação das áreas e dos saberes envolvidos como possibilidade de resolução de problemas complexos, promove uma visão ampla sobre soluções centradas no usuário e o projeto de soluções a partir do uso de tecnologias disruptivas. Por fim, propõe capacitação do aluno na criação, na gestão e na operação de processos de inovação em suas diversas perspectivas.

Realizado em parceria com a SAP, o curso alia a excelência acadêmica da Unisinos e a expertise da empresa na aplicação prática dos conteúdos.


Para quem

Profissionais com Curso superior, nas áreas de administração, tecnologia, design, marketing, comunicação, saúde, engenharia e profissionais que tenham afinidade profissional com os temas e desejam atuar uma abordagem prática e mercadológica que integra design, tecnologia e inovação.


A qualificação profissional pós-curso

Ao longo do curso, você vai encontrar diversas ferramentas para aplicar imediatamente ao seu dia a dia profissional. Será, assim, capaz de visualizar cenários futuros e concretizar soluções inovadoras e criativas na sua organização. Entre as competências trabalhadas estão desenvolvimento de pensamento crítico sobre o uso de novas tecnologias e suas aplicações, resolução de problemas de forma criativa, condução de processos de inovação em diferentes tipos de organizações, facilitação de dinâmicas de cocriação em times multidisciplinares.

 

Coordenação do Curso


Felipe Morais Menezes

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: felipemm@unisinos.br

Ver currículo Lattes
Acessar perfil no LinkedIn

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura do curso está organizada em dois módulos semestrais e independentes. Isso possibilita ingressar tanto no início como no meio do ano letivo e concluir o curso em 12 meses. Integram o currículo desta especialização as seguintes disciplinas:

 

Workshop I - Introdução ao Desafio - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: O objetivo desta ativid ade é introduzir a dinâmica do curso orientada a desafios de mercado, com a participação ativa da empresa parceira do programa, SAP. Neste encontro será apresentado um desafio inicial para a turma, apresentação conceitual da abordagem do design thinking além de aprofundar a aplicação prática de pesquisas e ferramentas de entendimento para serem concluídas na disciplina de Workshop II.

Workshop II – Entendimento e Redefinição - 16 keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: O objetivo desta atividade é aplicar a metodologia do design thinking a partir do desafio proposto na disciplina de Workshop I. Serão abordadas diferentes formas de análise e síntese das informações coletadas na etapa de pesquisa, mapeamento de oportunidades e reframing do desafio inicial.

Workshop III – Ideação, Prototipagem e Iteração - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: O objetivo desta atividade é aplicar a metodologia do design thinking a partir do desafio proposto no Workshop I e II. Serão abordas diferentes técnicas de criatividade e ideação em trabalhos colaborativos, além de tipos de protótipos e técnicas de iteração para a evolução das ideias.

Inovação Através do Design - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Apresentação das possibilidades de criação de valor para o negócio através da inovação. Conceito e processo criativo para concepção de sistema-produto-serviço e os 10 tipos de inovação com casos e exercício de projetos aplicados. Percepção sobre o impacto de projetos de inovação para o negócio, usuários e sociedade.

Design Centrado no Usuário e no Humano - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Apresentação e desenvolvimento do pensamento crítico acerca do processo de design e suas abordagens – em específico no que concerne o conceito de usuário, o objeto da prática projetual, assim como seu escopo. Apresentação das evoluções históricas do processo de design até hoje, desdobramentos e princípios, técnicas e ferramentas que caracterizam duas abordagens principais: design centrado no usuário (UCD) e design centrado no humano (HCD).

Design Thinking - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Esta disciplina aborda o Design Thinking a partir da compreensão e da experiência do usuário, bem como, de problemas não orientados a produtos - desde a inovação de novos produtos ou serviços até a implementação de mudanças processuais e direção estratégica.

Métodos de Pesquisa em Design de Serviços (DS) - 20h keyboard_arrow_down

Disciplina compartilhada com os cursos de Negócios Digitais e Design de Serviços. Carga horária online: Apresentação de métodos de pesquisa em Design de Serviço e seu papel no desenvolvimento de projetos. Exploração de possibilidades de uso e técnicas aplicadas ao Design de Serviços, especialmente de pesquisa qualitativa. Reflexão sobre a pesquisa aplicada à experiência.

Mapeamento de Tendências e Construção de Cenários - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: O objetivo desta atividade é explorar o tema das tendências como estratégica de impacto direto no futuro dos negócios inovadores. Estudo de tendências é parte central e imprescindível do processo de inovação. Tendências são fenômenos sociais orientados pela percepção coletiva e prospectiva de valores – requisitos – conhecimentos norteadores que impactam de forma significativa na sustentabilidade de longo prazo de produtos, processos ou serviços.

Orientação para Seminário Maker: Facilitação - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Esta disciplina aborda o papel do Líder facilitador, a partir do mapeamento de diferentes perfis de facilitação. Técnicas de facilitação de grupos. Conceitos-chave para reuniões visuais.

Workshop IV: Facilitação - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Atividade prática em que os alunos exercitam o seu papel de Líder facilitador em equipes de projeto.

Lab de Aceleração I - Desafio Tech Startup - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: O objetivo desta atividade é aplicar metodologias ágeis no desenvolvimento e validação de soluções de negócio, tomando como base o processo de acelerações de Start ups. Neste encontro serão apresentadas ideias de negócio pela empresa parceira SAP de soluções de tecnologia pré concebida e que precisam passar por etapa de validação e evolução para lançamento no mercado. Os alunos irão avançar com o mesmo desafio até o Lab de Aceleração IV em que apresentarão o Pitch para a equipe da SAP. Datas dos encontros: 21/08/2021 (sáb) e 22/08/2021 (dom)

Lab de Aceleração II – Oportunidades para Inovação - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: O objetivo desta atividade é aplicar metodologias ágeis no desenvolvimento e validação de soluções de negócio, tomando como base o processo de acelerações de Start ups. Neste 2º encontro serão validados os testes realizados com usuários, serão mapeadas oportunidades para Inovação e criado um Canvas do modelo de negócios, com um levantamento das necessidades e recursos-chave, bem como as tecnologias necessárias para a elaboração do projeto. Datas dos encontros: 11/09/2021 (sáb) e 12/09/2021 (dom)

Lab de Aceleração III – Negócios e Tecnologias - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: O objetivo desta atividade é aplicar metodologias ágeis no desenvolvimento e validação de soluções de negócio, tomando como base o processo de acelerações de Start ups. Neste 3º encontro serão mapeados os conceitos-chave para viabilização tecnológica e de negócios. Como medir os diferentes impactos do projeto; como viabilizar projetos tecnológicos; vivência prática com profissionais de tecnologia e negócios para conceber protótipos de baixa complexidade (ex: arduino) e conhecer os requisitos para o projeto. Datas dos encontros: 23/10/2021 (sáb) e 24/10/2021 (dom)

Inteligência Artificial e IoT: Impacto em Negócios Inovadores - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: O objetivo desta atividade é explorar o tema como tecnologias matriciais como inteligência Artificial e Internet das Coisas representam desafios e oportunidades para novos negócios daqui para frente. Machine Learning, Deep Learning, Robótica, Realidade Aumentada, Sensores especializados diferenciam e ampliam aplicações em varias áreas de conhecimento ou de produção setorial. Compreender o que significam e seu potencial de aplicabilidade é essencial para o design de novas soluções em produtos, serviços e processos no mundo baseado na economia digital.

Lean Startup (ND) - 20h keyboard_arrow_down

Disciplina compartilhada com os cursos de Negócios Digitais e Design de Serviços. Carga horária online: Evolução do desenvolvimento de produtos e serviços. Filosofia Lean. MVP. Customer Development. Engenharia Ágil. Canvas de Modelo de Negócios.

Metodologias Ágeis - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Abordagem dos Métodos Ágeis. Scrum. Manifesto Ágil. Kanban.

User Experience (Ux) - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Princípios para mapear e projetar experiências para o usuário e técnicas para incorporar dentro do processo ágil de desenvolvimento de soluções. Compreensão da experiência do usuário, seus impactos, como avaliar uma boa e má experiência. Explorar o processo de concepção de Ux, bem como pesquisa do usuário, projetar experiências, objetivos, wireframes e técnicas para construção e teste de protótipos funcionais.

Tópicos em Tecnologia (ND) - 20h keyboard_arrow_down

Disciplina compartilhada com os cursos de Negócios Digitais e Design de Serviços. Carga horária online: A disciplina apresenta tópicos emergentes em tecnologia que façam sentido na criação e gestão de modelos de negócios digitais. Dentre os tópicos a serem abordados, a disciplina percorre as áreas de Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Internet das Coisas.

Orientações para Lab de Aceleração IV: Pitch Final - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária online: O objetivo desta atividade é orientar o aluno para o último encontro que será uma visita ao Parque Tecnológico Unisinos, uma aula-síntese e um Pitch dos projetos finais para equipe SAP.

Lab de Aceleração IV: Pitch Final - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: O objetivo desta atividade é aplicar metodologias ágeis no desenvolvimento e validação de soluções de negócio, tomando como base o processo de acelerações de Start ups. Neste 4º encontro será apresentado o resultado do projeto do grupo para uma banca da empresa parceira SAP. Além disso, será conduzido uma aula-síntese com visita a Laboratórios de novas tecnologias no Parque tecnológico Unisinos. Datas dos encontros: 04/12/2021 (sáb) e 05/12/2021 (dom)

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

INVESTIMENTO

Valores referentes ao ano de 2022/2. O valor do curso pode ser financiado em 6 sem juros, ou em 12, 18 ou 24 vezes com juros. Confira abaixo os valores e as opções de parcelamento.

Desconto de 20% sobre o valor do curso*. Condição válida para matrículas vínculo realizadas até 20/07/2022.

Egressos Unisinos

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.797,00 R$ 1.437,60
12 R$ 953,10 R$ 762,48
18 R$ 656,10 R$ 524,88
24 R$ 507,60 R$ 406,08
30 - -
36 - -

Participantes em Geral

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.996,67 R$ 1.597,33
12 R$ 1.059,00 R$ 847,20
18 R$ 729,00 R$ 583,20
24 R$ 564,00 R$ 451,20
30 - -
36 - -

Orientações financeiras keyboard_arrow_down

PARCELAS
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos.
A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês, de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.


PAGAMENTO
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.


DESCONTO
Não acumula com: desconto empresa e desconto progressivo.
Acumula com: desconto egresso, bônus vendedor e desconto família.
Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período regular.


ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.

PROFESSORES DO CURSO

O aluno de Design Doing e Métodos Ágeis tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Alexandre Pereira

Alexandre Pereira

Co-Fundador da SFAP Consultores Associados, parceira operacional da V4 Company, com foco em estratégias de marketing digital e tração em vendas! Atua também como consultor de empresas nas áreas de restruturação de modelos de negócios, metodologias ágeis (Design Thinking, Lean Startup, Scrum, etc) e inovação. Mentor de Startups no Tecnosinos desde 2013.

Currículo Lattes
Carla Link Federizzi

Carla Link Federizzi

Fundadora e Designer de Serviço da Talking City, cofundadora Ainá Mulher, Mestre em Design Estratégico pela UNISINOS e Professora de Design e Inovação, TEDxSpeaker - atua na construção de serviços públicos para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Currículo Lattes
Filipe Campelo Xavier Da Costa

Filipe Campelo Xavier Da Costa

Professor e pesquisador das áreas de Design, Marketing e Consumo, com experiencia em projetos de pesquisa de mercado, tendências de consumo, experiencia do usuário e design de serviços.

Currículo Lattes
Gabriel De Oliveira Ramos

Gabriel De Oliveira Ramos

Professor assistente do PPG em Computação Aplicada da Unisinos. Possui Mestrado e Doutorado em Computação. Fez pós-doutorado no Artificial Intelligence Lab da Vrije Universiteit Brussel (Bélgica). Atua na linha de Inteligência Artificial há 10 anos, possuindo experiência com aprendizado por reforço, sistemas multiagente, teoria dos jogos, aprendizado de máquina, aprendizado profundo, métodos de busca, entre outros.

Currículo Lattes
Luciane Wolff

Luciane Wolff

Sou a Luciane Wolff, psicóloga e atuo com educação elaborando estratégias para desenvolvimento das pessoas. Ajudo os profissionais com mentorias de vida e carreira. Acompanho as equipes para qualificar seu desempenho. Assessoro empresas a criar práticas humanistas de gestão de pessoas, aliando saúde mental com os resultados organizacionais. Supervisiono profissionais de RH e da Psicologia Organizacional e do Trabalho, apoiando na elaboração de intervenções em gestão de pessoas, saúde e desenvolvimento humano. Meus últimos 12 anos estiveram dedicados à pesquisa, gestão e educação em empresas e junto aos profissionais de TI.

Currículo Lattes
Melissa Streck

Melissa Streck

Designer com mais de 20 anos de experiência no mercado de Tecnologias da Informação e Comunicação na área de Experiência do Usuário. Doutora em Comunicação Social, Mestra em Design, especialista em Design de Produtos e bacharel em Publicidade e Propaganda. Atuou em agências de publicidade e multinacionais de comunicação (Terra Networks) e Tecnologia (SAP). Atualmente atua como consultora e pesquisadora autônoma. Ministrante de cursos de extensão, workshops e disciplinas relacionadas à  experiência do usuário de pós graduação em diferentes instituições.

Currículo Lattes

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?

COMO VOCÊ IRÁ APRENDER