XI Seminário Brasil Portugal é sediado na Unisinos

Evento propõe a troca de conhecimento entre os dois países

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nesta terça-feira, 25 de novembro, a Unisinos é contemplada com o XI Seminário Brasil Portugal – Internacionalização de Empresas – Um oceano que nos une. O evento foi idealizado pelos professores Allan Barbosa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Joaquim Silva, da Universidade de Lisboa, e vem à Unisinos por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Administração. Tem por objetivo estimular o fortalecimento dos laços entre universidades de Brasil e Portugal, a partir da integração de diferentes instituições e o compartilhamento de conhecimentos.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Os mentores afirmam que a proposta se consolidou no intuito de discutir como as universidades podem contribuir para o estreitamento das relações entre Brasil e Portugal, sobretudo para a internacionalização das empresas. O professor Allan destaca que “o objetivo do seminário não é resgatar relações econômicas não estabelecidas entre os países, herança da colonização portuguesa, mas fortificar o relacionamento estre países no espaço acadêmico, que é muito semelhante”. Na mesma linha, o professor Joaquim complementa, lembrando que o momento é propício para estreitarmos conexões internacionais em virtude do avanço da comunicação. “A universidade atua como porta para as empresas que, de repente, não teriam possibilidades de contatos internacionais senão por esse meio, e para que pesquisas atinjam nível internacional”, enfatiza.

O reitor, Padre Marcelo Fernandes de Aquino, ressalta a honra em poder sediar a 11ª edição do Seminário Brasil Portugal, neste momento em que a Unisinos aposta em sua reinvenção como universidade global de pesquisa. Outro ponto destacado pelo reitor foi a vontade de mudança do cenário econômico. “Antes nós éramos conhecidos pela produção de sapatos, mas, hoje, não temos mais como competir com o mercado internacional, então estamos apostando em pesquisas acerca de novas tecnologias”. Antes de finalizar, o reitor deseja um bom evento a todos e lembra: “Que o evento seja fecundo pela argumentação e contra argumentação”.

O seminário ocorre no Auditório da UNITEC, das 9h às 19h. Composto por quatro painéis, o debate abarca diferentes âmbitos: 1) Internacionalização e competências interculturais; 2) Inovação, conhecimento e tecnologia; 3) Liderança e gestão de recursos humanos; 4) Pessoas e sociedade.