Interpretação de eletrocardiograma é tema de palestra da Escola de Saúde

Organizado pela Liga Acadêmica de Anatomia Humana (Lacah), encontro quer facilitar o entendimento dos estudantes sobre o exame, um dos mais corriqueiros na prática clínica

Crédito: GettyImages

Acostumar o olhar dos estudantes com o traçado do eletrocardiograma. Esse é um dos objetivos da palestra “Interpretação de ECG”, que será realizada no dia 18 de maio. O evento, promovido pela Escola de Saúde da Unisinos, é voltado para alunos de graduação da área.

“A palestra foi pensada considerando a importância do eletrocardiograma e sua interpretação na prática médica dentro da maioria das especialidades”, explica a vice-diretora científica da Liga Acadêmica de Anatomia Humana (Lacah), Fernanda Jobim. O grupo, formado por estudantes do curso de Medicina, é o responsável pela organização do evento.

A palestra será realizada por Pedro Tregnago Barcellos. O professor pretende revisar alguns conceitos da atividade elétrica que gera a contração do músculo cardíaco e o sistema de condução desse estímulo dentro do coração. “Como essa atividade elétrica é registrada no eletrocardiograma e como algumas alterações no coração e doenças alteram esse registro, tentaremos facilitar o entendimento desse exame tão corriqueiro na prática clínica”, adianta Pedro.

A palestra tem como público-alvo estudantes da área da saúde que têm interesse e necessitam conhecer melhor o eletrocardiograma. “A ideia é que, ao final da apresentação, o traçado desse exame seja algo menos estranho aos olhares dos alunos, e também para que eles o vejam com menos ansiedade”, comenta o professor.

Marque na agenda!

Palestra: Interpretação de ECG

Data: 18/05/21

Palestrante: Pedro Tregnago Barcellos