Vestibular de Verão Unisinos 2023/1

Cerca de 4.300 candidatos disputaram uma vaga na Universidade no último sábado, 26/11

Crédito: Rodrigo W. Blum

Os campi da Unisinos ficaram lotados no último sábado, 26/11. Tudo isso porque, nesse final de semana, aconteceu o Vestibular de Verão na Universidade. O dia lindo animou estudantes e acompanhantes, que desde bem cedinho, movimentavam os campi da Unisinos.

Em Porto Alegre, o curso mais disputado foi Direito, seguido de Ciências da Computação, Psicologia, Moda e Arquitetura e Urbanismo. Já em São Leopoldo, o mais concorrido foi Medicina e, na sequência, Direito, Ciências da Computação, Psicologia e Biomedicina.

Maria Eduarda Fontoura, que está fazendo o vestibular para Medicina, antes mesmo de iniciar as provas, falou de sua expectativa. “É meu primeiro vestibular na Unisinos, e tem sempre aquele nervosismo de vestibular, né. Estou tranquila com a Prova de Redação e um pouco apreensiva com a de Química. Mas estou estudando o ano todo para isso e espero ir bem. Tô nervosa, mas preparada”, afirmou.

Um espaço de descanso e descontração

Na tradicional Praça da Unisinos os estudantes puderam conhecer mais sobre os cursos e conversar com os coordenadores nos lounges das Escolas. Além disso, foram criados outros espaços direcionados aos vestibulandos e seus acompanhantes, como um local para piquenique no laguinho, no Campus São Leopoldo.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Kalinca Severo dos Santos, egressa do curso de Enfermagem da Unisinos, veio acompanhar o filho Andrey dos Santos Soares, que fez vestibular para o curso de Educação Física. Ela estava acompanhada do cãozinho Ted, e falou de sua experiência como aluna da Unisinos e como mãe de vestibulando. “Eu frequentei aqui por muitos anos, e é bom voltar, traz lembranças felizes. Na época que cursei, aqui era minha segunda casa. Ter esse espaço, na beira do lago, por exemplo, faz toda diferença na experiência de quem acompanha. A Unisinos é diferenciada neste aspecto de natureza”, enfatizou.

Os locais serviram como espaço de acolhimento e ponto de encontro entre estudantes, e foram usados também por quem estava esperando um vestibulando. Quem passou pela Praça, além de encontrar um local para relaxar, teve direito a lanchinhos, café, água para chimarrão e distribuição de brindes.

César Augusto Konarzewski, pai de Heloisa Scherer Konarzwwski, que fez vestibular para o curso de Direito, falou como se sentiu na Praça Unisinos. “Fazia tempo que eu não vinha na Unisinos, achei a Universidade moderna e com ótima infraestrutura. A Praça fez eu me sentir incluído no processo, esse espaço funciona como um local de acolhimento para quem está esperando. Quem teve essa ideia sabia o que estava fazendo”, brincou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na Praça, os vestibulandos ainda tiveram acesso à Plataforma de foto 360 graus, um espaço disponível para o público aproveitar o momento de maneira leve e divertida, e compartilhar em suas redes sociais. A ação está ligada ao tema do Planeta Atlântida 2023, “o planeta volta a girar”, evento que a Unisinos patrocina.

Patrícia Moretto Kliemann, mãe de Gustavo Moretto Kliemann, que prestou vestibular para Direito, falou da experiência da Praça e da Plataforma 360. “Essa experiência representa muito o mundo jovem e universitário. Traz bem essa ideia de atualidade. Eu adorei”. A tia Susana Moretto, que acompanhou Patrícia, estava empolgada com a atividade. “Uma experiência maravilhosa. Gostei muito”, contou.

Conhecendo a Uni 

Ao longo do dia, aconteceram tours guiados pela Universidade. As visitas saíram da Praça Unisinos e contaram com duas opções de roteiro tanto em São Leopoldo quanto em Porto Alegre. 

Em São Leopoldo, a versão mais curta do tour apresentava as estruturas, a Biblioteca e os espaços de convivência e conveniência, mostrando a dimensão do Campus São Leopoldo, passando pelo Redondo e pelo laguinho. Já o trajeto mais longo, foi desenvolvido focado nos laboratórios da Escola da Saúde, sendo um tour mais direcionado para quem busca cursos nesta área.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Lila Andriotti veio acompanhar o filho, Guilherme Lange, vestibulando do curso de Medicina. Ela participou do tour pela Universidade e gostou muito do que viu. “Achei interessante esse tour para conhecer a Universidade e a infraestrutura que ela oferece. Não conhecia a Unisinos, achei o lugar muito acolhedor para o aluno passar o dia todo aqui. Esse contato com a natureza que o campus oferece torna o tempo na Universidade mais prazeroso e isso é muito importante”, reforçou.

No campus da capital, também foram oferecidos dois roteiros diferentes, um focado na Torre Educacional e conveniências e o outro direcionado aos Laboratórios, mostrando toda parte prática. O primeiro tour passou pela Torre Educacional, pelo andar B, pelo Teatro e pelas salas do 8º andar, terminando no Espaço Unisinos. Já o tour mais longo, visitou o prédio dos laboratórios, apresentando alguns espaços de atividades práticas do Campus Porto Alegre, como a cozinha pedagógica, o laboratório de simulações e o estúdio de TV.

Priscila Barp veio acompanhar o filho no vestibular e aproveitou a ocasião para fazer o tour pelo Campus Porto Alegre. “Gostei muito do passeio, de conhecer os laboratórios, fiquei com vontade de eu mesma estudar aqui, porque é muito completo, bem didático, muito legal e sorte de quem puder ter acesso a essas instalações e esses cursos. Muito interessante mesmo”, enfatizou.

As provas do vestibular 

As provas iniciaram às 9h da manhã e os vestibulandos de todos os cursos tiveram que fazer a Prova de Redação, onde foram desafiados a escrever um texto argumentativo de 30 a 35 linhas. Os estudantes puderam escolher entre dois temas. 

O primeiro falava sobre um estudo que afirma que é possível aprender a ser feliz. Já o tema dois falava dos impactos que os livros trazem na vida das pessoas e pedia para o candidato sugerir um livro para um clube de leitura.

Pedro Cecconello, que estava prestando vestibular para Direito, optou pelo primeiro tema e escreveu sobre as estratégias para ter uma vida feliz. “A questão da vida feliz me pareceu mais fácil, porque podia falar a partir do que eu acredito. No meu texto eu trouxe a questão da amizade e de como essas relações são importantes para a gente se sentir feliz”, enfatizou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A segunda opção de tema para a Prova de Redação foi escolhida por Giovana Jost, vestibulanda do curso de Relações Internacionais. “Escolhi esse tema porque como eu leio bastante, para mim foi mais fácil indicar um livro e argumentar sobre ele. O livro que eu indiquei é uma ficção que se passa num contexto histórico, que possibilita aprender História com personagens divertidos. O livro foi ‘As espiãs do dia D’, de Ken Follet”, explicou.

Os vestibulandos do curso de  Medicina, além da Prova de Redação, fizeram uma Prova Objetiva, com 70 questões englobando as seguintes áreas do conhecimento: Português, Literatura, História, Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Inglesa.

Listão

O listão com o nome dos candidatos aprovados no Vestibular Unisinos 2023/1 estará disponível para consulta nesta terça-feira, 29/11, em unisinos.br/graduacao ou direto no portal do candidato, exceto Medicina. Já o listão do curso de Medicina será divulgado dia 02/12 em unisinos.br/graduacao/medicina.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar