Unisinos sedia evento sobre mobilidade organizado pelo Grupo Sinos

Seminário de Mobilidade da Região Metropolitana do Rio Grande do Sul aconteceu na sexta-feira, dia 24/03

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para trazer soluções sobre mobilidade e logística em rodovias no Estado, que afeta diariamente milhares de pessoas, a Unisinos recebeu o Seminário de Mobilidade da Região Metropolitana do Rio Grande do Sul, na sexta-feira, dia 24/03. O evento foi organizado pelo Grupo Sinos e contou com a presença do governador, Eduardo Leite; do reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci; do fundador e presidente emérito do Grupo Sinos, Mário Gusmão; de autoridades políticas, empresariais, universitárias e demais convidados.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O evento teve início com o fundador e presidente emérito do Grupo Sinos, Mário Gusmão, destacando a importância de debater a temática e abordando os três assuntos do seminário: a construção da RS-010, conhecida como Rodovia do Progresso; a mobilidade na BR-116, com aumento da capacidade de tráfego entre Porto Alegre e Estância Velha e futura duplicação até Dois Irmãos; e o projeto de extensão da Rodovia do Parque (BR-448) até a RS-240, em Portão. “Temos que registrar as dificuldades de locomoção da Região Metropolitana, no sentido norte, onde o elevado tráfego de veículos tem ocasionado transtorno às pessoas e a economia do Estado. São 210 mil veículos que trafegam diariamente na BR-116 e na BR-448”, destaca em sua introdução.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci, subiu ao palco em seguida. Ele acredita que a união de esforços e a colaboração mútua é fundamental para o desenvolvimento de qualquer região. “Sabemos que juntos podemos superar desafios e alcançar objetivos muito maiores do que se fizermos ou tentarmos fazer individualmente. Nesse sentido, esse evento é uma oportunidade de unirmos forças e ideias para encontrarmos soluções que possam melhorar a mobilidade e a qualidade de vida das pessoas e buscar soluções viáveis e efetivas”, aponta. Ele ainda cita que a Unisinos, como instituição de ensino e pesquisa, se compromete em contribuir para desenvolvimento de projetos que possam impactar positivamente a região. “Reafirmo que sempre que for chamada para apoiar causas relevantes para o Rio Grande do Sul e para o Brasil, na medida de suas possibilidades, a Unisinos estará presente”, frisa.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Em seguida, o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em seu discurso pontuou sobre a complexidade desses projetos em relação a Região Metropolitana e seus cinco milhões de habitantes, que são tocados pelas obras de infraestrutura, além da população que circula diretamente ou indiretamente, e pela produção econômica. “É fundamental a compreensão sobre esse tema da logística desta região. Por outro lado, os recursos para viabilizar as obras são escassos, motivo pelo qual esse seminário se torna mais relevante, porque o orçamento público, limitado que é para atender todas as demandas e expectativas, precisa ser muito assertivo e eficiente em suas aplicações e nada melhor do que promover debates com a população e com as lideranças, que representam uma comunidade que é afetada por esses investimentos”, salienta.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O primeiro painel a ser debatido no evento foi sobre a construção da RS-010, conhecida como Rodovia do Progresso. O secretário de logística e transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, apresentou o projeto, juntamente com o diretor-geral do DAER, Luciano Faustino da Silva. Após a apresentação, foi aberto um espaço para cinco autoridades colocarem suas opiniões e sugestões sobre o tema: o deputado federal, Luciano Zucco; o deputado estadual, Issur Koch; a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi; e o presidente do Centro das Indústrias de Cachoeirinha, Jeferson Gorziza.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na sequência, foi apresentado o painel sobre a mobilidade na BR-116, com aumento da capacidade de tráfego entre Porto Alegre e Estância Velha e futura duplicação até Dois Irmãos, apresentado pelo chefe da Unidade Local São Leopoldo do DNIT no Rio Grande do Sul, Carlos Alberto Garcia Vieira. Na sequência deram seus pontos de vista: o senador, Hamilton Mourão; o deputado federal, Luiz Carlos Busato; o deputado estadual, Miguel Rossetto; o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal; e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo bom, Estância Velha e Dois Irmãos, Diogo Leuck.

Por fim, o superintendente do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, apresentou o último painel do evento sobre o projeto de extensão da Rodovia do Parque (BR-448) até a RS-240, em Portão, seguido das colocações das seguintes autoridades: o deputado federal, Lucas Redecker; o deputado estadual, Pepe Vargas; o presidente da Granpal e Prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Batistella; o prefeito de Portão, Kiko Hoff; e o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, Celestino Oscar Loro. Ao final do painel, o presidente emérito do Grupo Sinos, Mário Gusmão, encerrou o evento oficialmente.