Integração por meio de imersões

Primando pelo impacto regional, PPG em Administração promove imersões em parceria com empresas e organizações

Crédito: Divulgação

O primeiro semestre de 2022 foi marcado por novidades nas atividades promovidas pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos. Após um ano de 2021 de aulas online e simultâneas, a possibilidade de atividades presenciais permitiu que o Programa realizasse imersões com seus discentes de mestrado e doutorado com objetivo de integrá-los, além de trabalhar em atividades práticas, que conectam a pesquisa às necessidades das regiões, destacando a missão da Universidade de potencializar o impacto regional.

Foram três imersões ao longo do primeiro semestre de 2022. A primeira atividade, realizada em abril, marcou o retorno de alunos e professores ao campus de Porto Alegre e contou com atividades de apresentação do Programa e dos discentes, além de dinâmicas de integração entre os alunos e destaque para os projetos de pesquisa com impacto local. “Muitos dos alunos que iniciaram a pós-graduação nos últimos dois anos não conheciam o campus da Unisinos em Porto Alegre e não haviam interagido com professores e colegas de forma presencial. Por isso, essa primeira imersão foi um momento de fortalecimento da rede para que todos se sentissem ainda mais como elo importante na construção do PPGA”, comenta a coordenadora do PPG em Administração, Kadígia Faccin.

Crédito: Divulgação

A segunda imersão ocorreu no mês de maio, e trouxe um desafio prático para que os alunos – e os interessados em conhecer o PPGA – pudessem buscar soluções por meio de ferramentas de gestão e análise, as quais unem o conhecimento teórico, muito abordado nas disciplinas do Programa, e o conhecimento empírico. Para o encontro, foram discutidas alternativas para a comunicação da TOEB, a taça oficial do espumante brasileiro, a partir de problemáticas trazidas pela Embrapa, Strauss e ABE, parceiros que colaboraram com as atividades da imersão. “Esse momento aproximou a academia e o universo empresarial através da utilização de aplicações teoricamente embasadas para solucionar contratempos reais das empresas, demonstrando as possibilidades que profissionais pós-graduados podem agregar às organizações”, diz Paola Pontin, aluna do Mestrado.

Já a terceira imersão, que ocorreu em julho, marcou o final do semestre letivo. Nesta ocasião, os alunos foram apresentados a duas situações empresariais de transformação digital, uma da Gerdau e outra da Doctor Service, com a participação dos CEOs e diretores destas organizações, contrapondo diferentes estruturas corporativas e seus processos de mudanças, podendo contribuir com soluções para a problemática proposta pela segunda empresa apresentada. “Além de unir o conhecimento teórico com o contexto gerencial, as imersões fomentam a conexão entre todos e auxiliam no aproveitamento de aprendizado para as demais aulas”, fala Luiza Fróes, aluna do Doutorado.

Crédito: Divulgação

Para finalizar, os alunos tiveram uma experiência no laboratório de Gastronomia da Unisinos, em que vivenciaram um momento de troca de conhecimento fora do ambiente tradicional. Na ocasião, foram proporcionadas lições sobre trabalho em equipe, cooperação e desafios do mundo acadêmico e corporativo. Ainda, durante as três imersões os alunos tiveram diferentes momentos de interação com os demais alunos da Escola de Gestão e Negócios.