V Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Design ocorre na Unisinos

Evento aborda a relação entre a pesquisa em design e a ciência

O V Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Design ocorre amanhã (13/11), no Campus Porto alegre, a partir das 8h30. O evento busca estimular a discussão sobre como a pesquisa em design está sendo abordada, assim identificando e compartilhando práticas. Pela primeira vez, será sediado fora de Bauru (Unesp). “Em conversa com o representante da área do Design e Arquitetura na CAPES, ele sugeriu que a Unisinos organizasse o evento. Neste sentido, isto mostra um reconhecimento e confiança para que nós pudéssemos sediá-lo”, afirma Celso Carnos Scaletscky, organizador do simpósio.

Nesta edição, o debate será sobre a relação entre a pesquisa em design e a ciência, tendo como origem nos conceitos propostos por Herbert Simon no seu livro As Ciências do Artificial (1969). Durante a manhã, em que os assuntos envolvem a relação entre eventos e periódicos científicos ligados à pesquisa em design, falarão os professores Wilson Kindler Jr (CNPq), Ricardo Triska (CAPES), Cláudia Mont’Alvão (PUC-RJ) e Rita Ribeiro (UEMG). Já na parte da tarde, os professores Stan Ruecker (Institute of Design do llinois Institute of Technology, Chicago), Regio Pierre da Silva (UFRGS), Paula da Cruz Landim (Unesp) e Guilherme Meyer (Unisinos) participam de uma mesa redondo, que discutirá os caminhos da pesquisa.

O V Simpósio é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Unisinos, em colaboração com o PPG Design da UniRitter, PgDesign da UFRGS e PPG Design da Unesp.

O que: V Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Design

Onde: Unisinos – campus Porto Alegre