Unisinos recebe visita do presidente da KFAS

In Kook Park é um dos palestrantes convidados do Fórum Brasil-Coreia

Crédito: Rodrigo W. Blum

As programações do Fórum Brasil-Coreia, bem como a boa relação entre os dois países, continuam em andamento. Na tarde desta quarta-feira, a Unisinos recepcionou o presidente da Korean Foundation for Advanced Studies (KFAS), In Kook Park, e sua comissão. A universidade e a Coreia do Sul têm consolidado uma parceria que visa ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação de ambos os países, com o apoio da tríplice hélice – pesquisa, poder público e empresas.

Em sua primeira visita à América do Sul, o presidente da KFAS, Park, ressalta o protagonismo da Unisinos no desenvolvimento da região. Para ele, são visíveis os avanços econômicos que a universidade proporciona a partir dos modelos que estão sendo implantados. “Noto que a maioria dos estudantes da Unisinos realiza o curso à noite, o que representa a atuação da comunidade acadêmica no mercado de trabalho durante o dia”, destaca. Para o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, visitas como essa demonstram a continuidade da parceira entre os países e intensificam a globalização da universidade. “A internacionalização da Unisinos na área de semicondutores tem sido progressivamente levada adiante”, afirma.

O parque tecnológico da Unisinos é um exemplo de produto do desenho estratégico delineado em visita à Coreia do Sul. Para a diretora executiva do Tecnosinos, Susana Kakuta, a importância da parceria entre os dois países para o desenvolvimento do parque deve-se ao posicionamento global da Coreia do Sul. “Não há, hoje, como não reconhecer a evolução que o país atingiu na tecnologia após os anos 60. Estamos nos espelhando neles com a busca da consolidação da economia do conhecimento em nossa região”. Ela lembra que o déficit na bolsa comercial na área de semicondutores é de 20 bilhões, o que representa que o investimento é estratégico para o país. “Nós temos o melhor parceiro quando se fala em semicondutores”, conclui.

O vice-presidente da SK Hynix America parabeniza a Unisinos por ser um bom exemplo de cooperação entre a academia e a indústria. Em sua fala, o COO da HT Micron, Ronaldo Aloise, destaca que as empresas constroem prédios e produtos e a universidade modela as pessoas. A Unisinos tem como principal objetivo a excelência acadêmica e a internacionalização dos alunos e professores, proporcionando mobilidade acadêmica com bolsas de estudo no exterior e, atualmente, lidera o ranking nacional de estudantes enviados à Coreia do Sul.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Fórum Brasil-Coreia

O presidente da KFAS, In Kook Park, é um dos palestrantes convidados do 4º Fórum Brasil-Coreia em Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorre entre hoje e amanhã, no Anfiteatro Pe. Werner, no campus São Leopoldo. O tema desta edição é “Semicondutores como Caminho para o Desenvolvimento Econômico e Social”.

Saiba mais sobre o Fórum Brasil-Coreia e participe!