25 anos da Engenharia de Alimentos

Curso comemora aniversário com ciclo de palestras gratuitas

Crédito: Rodrigo W. Blum

O curso de Engenharia de Alimentos da Unisinos está completando 25 anos. Para comemorar o aniversário, a graduação promoverá um ciclo de palestras no Auditório da Unitec (Campus São Leopoldo), nos dias 10 e 11 de agosto. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.

De acordo com a professora Janice da Silva, coordenadora do curso, o evento será uma oportunidade para debater questões atuais da área. “Assuntos como segurança, identidade, rastreabilidade estão em pauta na indústria de alimentos. O tema ‘qualidade’ será abordado como um indutor da inovação tecnológica. Também serão discutidas as tendências no processamento de alimentos no Brasil e no mundo, considerando o desenvolvimento de novos produtos (P&D)”, comenta.

Além disso, o evento será um momento de encontro e interação entre alunos, egressos, professores e demais interessados. “Vamos juntos celebrar as conquistas importantes realizadas ao longo da história do curso na Unisinos: uma delas, a excelência acadêmica consolidada pelo título de melhor graduação em Engenharia de Alimentos do Brasil, entre as instituições de Ensino Superior particulares, pela terceira avaliação consecutiva do Ministério da Educação”, destaca a professora.

Durante a confraternização do dia 10 de agosto, as empresas Prawer Chocolates de Gramado e Baunilha Cupcakes vão expor seus produtos e oferecer uma degustação ao público. O evento também contará com o apoio do Centro Acadêmico Livre da Engenharia de Alimentos (Calea – Unisinos).

Os palestrantes

Todos os conferencistas do evento são profissionais atuantes no mercado e egressos do curso – “joias da casa”, como Janice gosta de dizer. Conheça um pouco mais cada um deles:

• Alfredo Walter atua na inovação e no desenvolvimento de produtos alimentícios para a indústria e, atualmente, é gestor responsável pelo P&D da ICL Food Specialties na América do Sul;

Para Alfredo Walter, entender as correntes que influenciam o mercado consumidor para, a partir daí, oferecer as melhores soluções tecnológicas é uma constante. “É importante falar sobre esse assunto em uma universidade para realçar a necessidade da atuação sintonizada com as demandas do entorno socioeconômico (e não apenas a ciência), disseminando, pela estrutura universitária, o espírito de empreendedorismo inovador que resulta não apenas na criação de novas tecnologias, mas em como fazer com que elas cheguem até os mercados”, afirma.

• Andres Lopez Lens é analista de negócios do SENAI-PR. É consultor na área de gestão de segurança de alimentos, habilitado pela International Featured Standards – IFS, Lean Manufacturing e Modelo de Excelência da Gestão;
  • Ana Paula Baldo Ströher é consultora de Sistemas de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos na empresa Solve Consulting;
  • Melissa Poletto, da empresa Poletto Soluções em Gestão, atua como auditora líder em organismo certificador, sendo consultora organizacional com mais de 14 anos de experiência na área.

Confira a programação completa e garanta sua inscrição no site da Unisinos.