Aula inaugural dos cursos da área de TI recebe palestrantes da Amazon Web Services

Crédito: Divulgação

Ocorreu na quarta-feira, 22/03, a aula inaugural dos cursos da área de Tecnologia da Informação da Escola Politécnica. O evento aconteceu no Anfiteatro Padre Werner, Campus São Leopoldo, e teve a presença de palestrantes da Amazon Web Services, a AWS. As palestras contaram com conversas que iam desde o uso da nuvem no ambiente digital até como acontece a cultura de trabalho na empresa. A abertura do evento contou com o decano da Escola Politécnica, Sandro Rigo e o diretor da Unitec e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt.

Crédito: Divulgação

A primeira “Tech Talk” sobre Dados e Analytics foi ministrada por Gabriel Bella Martini, Arquiteto de Soluções especialista em Dados e Machine Learning. O palestrante exemplificou bastante sobre suas primeiras experiências no mercado de trabalho e como o foco na tecnologia de nuvem tem crescido cada vez mais e se mostrado relevante, dando exemplos de empresas como a Epic Games e a Netflix. “A nuvem está em todo o lugar, não só nas big techs. […] Ela está no seu dia a dia, no governo, no transporte público que você pega, na comida que chega na sua casa”, explica Gabriel.

Crédito: Divulgação

Em seguida, Daniel Duarte, Principal Digital Innovation na AWS, contou mais sobre a Cultura de Inovação da Amazon. A apresentação vagou pela história da criação da empresa por Jeff Bezos, como foram seus primeiros anos, os sucessos e os fracassos. “A Amazon tem uma missão: ser a empresa mais centrada para o cliente na Terra”, comentou Daniel. A partir disso foram exemplificados os quatro componentes da cultura de inovação da Amazon: cultura, mecanismos, arquitetura e organização, além de apresentar como a sustentabilidade permeia todos.

Crédito: Divulgação

Por último, Rodrigo Madeira, Account Manager de Educação, tratou de um painel apresentando a AWS Academy, um programa criado e mantido sobre nuvem contendo módulos de aula, hands-on labs, testes de conhecimento e exercícios de projeto. Além disso, tratou de temas como a demanda por profissionais com conhecimento em nuvem e os valores de mercado. “Acho que não fica claro como isso está presente na nossa vida, mas a migração para nuvem já é uma realidade”, destacou Rodrigo.

Crédito: Divulgação

O evento foi finalizado com um momento de discussão e reflexões entre os profissionais e alunos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar