Unisinos, Prefeitura de Gravataí e Hospital Dom João Becker assinam COAPES 

Em outubro acontecerá a publicação do Edital Mais Médicos, somente após isso poderá ser feita a solicitação do novo curso de Medicina

Crédito: Adriano Xavier

Na última segunda-feira (25), Unisinos, Prefeitura de Gravataí e Hospital Dom João Becker assinaram o Termo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde – COAPES, visando instalar um curso de Medicina no município. Na ocasião, representando a Unisinos, estiveram o reitor Pe. Sergio Mariucci; o vice-reitor, Artur Jacobus; o pró-reitor acadêmico, Guilherme Trez; o chefe de gabinete, Tiago Lopes e a gerente do Projeto Medicina Unisinos/Santa Casa, Denise Zaffari. 

Também estiveram presentes, representando a prefeitura de Gravataí, o prefeito, Luis Zaffalon; o vice-prefeito, Levi Melo e o secretário de saúde, Régis Fonseca. Representando o Hospital Dom João Becker, o superintendente do Hospital e professor Unisinos, Antônio Weston, e a diretor administrativo, Olímpio Dalmagro, o diretor médico, Fernando Issa e a gerente hospitalar, Louise Chegas. 

Denise conta que o COAPES busca fortalecer a integração entre ensino, serviços e comunidade no Sistema Único de Saúde no município. “A instituição de ensino será a Unisinos, o hospital de ensino da Unisinos será o Hospital Dom João Becker, com apoio do sistema de saúde do município de Gravataí”. 

Em outubro acontecerá a publicação do Edital Mais Médicos, somente após isso poderá ser feita a solicitação do novo curso de Medicina. “Concomitante a este processo estamos organizando a documentação para solicitar o credenciamento do novo campus em Gravataí. O novo campus será implantado junto às novas instalações do Hospital Dom João Becker e deverá contar com 80 vagas ao ano. O início do curso irá depender do período da publicação do edital, do andamento da infraestrutura e dos trâmites do MEC para validar o credenciamento e a solicitação do curso”, explica a gerente do Projeto Medicina Unisinos/Santa Casa. 

O superintendente do Hospital Dom João Becker, Antonio Weston, afirma que o Curso de Medicina será um marco na educação e na saúde em Gravataí. “Estamos todos muito esperançosos de em breve transformar essa necessidade em realidade”. 

Para o prefeito do município, Luis Zaffalon, Gravataí avança na busca de qualificar uma área crítica da cidade, que é a estrutura privada de saúde. “Um hospital cada vez maior e melhor e uma faculdade de medicina é tudo que precisamos. Prefeitura, Santa Casa e Unisinos juntas, certamente é uma parceria que trará muitos ganhos para o atendimento SUS e Privado na Saúde de nossa cidade”, finaliza o prefeito. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar