Novo curso de Medicina 

Iniciativa ainda depende de aprovação do MEC

Crédito: Divulgação

Em uma reunião que contou com a participação do vice-reitor, Artur Jacobus, do pró-reitor acadêmico, Guilherme Trez, do prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, do vice-prefeito, Levi Melo, do secretário de Saúde de Gravataí, Régis Fonseca e do superintendente do Hospital Dom João Becker, Antonio Weston, foi discutido sobre a iniciativa conjunta da Unisinos e da Santa Casa de criar, na cidade de Gravataí, um novo curso de Medicina. Essa iniciativa depende de aprovação do MEC.   

Artur explica que se o MEC aprovar a proposta, o município de Gravataí passará a contar com um campus da Unisinos e será sede de um curso de Medicina, que nasce da união de esforços de duas grandes instituições do RS: Unisinos e Santa Casa. “O município e a região necessitam de uma ampliação e maior qualificação do atendimento de saúde hoje existente, e a formação de médicos na própria cidade vai contribuir para um melhor atendimento à saúde da população local”.  

O vice-reitor completa dizendo que a parceria com a Santa Casa e com o município de Gravataí está em sintonia com o objetivo estratégico da Unisinos de se tornar ainda mais relevante para a sociedade do Rio Grande do Sul. “A Unisinos é referência em ensino e pesquisa em nível nacional, e pode ampliar seu impacto na sociedade unindo suas competências com as do poder público e de outras instituições reconhecidas, como é o caso da Santa Casa”, afirma Artur. 

Segundo Artur, existe uma grande demanda não atendida de formação em Medicina, e a criação de um novo curso em Gravataí vai atender à demanda da região. “A união entre Unisinos e Santa Casa significa a combinação entre excelência acadêmica e excelência na prestação de serviços na área da saúde, propiciando uma formação diferenciada para os alunos”, salienta o vice-reitor. 

Para o superintendente do Hospital Dom João Becker, essa parceria entre Santa Casa, Unisinos e Prefeitura vai possibilitar a ampliação da estrutura do hospital, dando melhor vazão ao atendimento da população. “Gravataí vai passar a ser um polo produtor de recursos humanos na área da saúde e uma grande referência médico-assistencial no Estado do Rio Grande do Sul. Estamos muito felizes em ver essa convergência de propósitos que vai beneficiar toda a região”, afirma Antonio Weston. 

Luis Zaffalon conta que desde antes de ser prefeito, tem a preocupação com a saúde do município. “Nós temos um hospital pequeno, que precisa crescer. A formação de mão de obra é fundamental na área da saúde e agora, existe uma possibilidade muito concreta entre município, Santa Casa de Misericórdia e Unisinos, de trazer para Gravataí uma faculdade de Medicina. Nós somos parceiros permanentes e muito interessados nesse assunto. Essa parceria é muito bem-vinda”, declara o prefeito. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar