Unisinos inicia a temporada de formaturas 2022/1

Primeiros estudantes a receberem o diploma foram os alunos dos cursos Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia

Crédito: Rodrigo W. Blum

No fim da tarde dessa quinta-feira, 18/8, a Unisinos abriu mais uma temporada de formaturas, reafirmando sua missão de formar profissionais preparados para o mercado de trabalho. Na ocasião, a Universidade realizou a colação de grau de estudantes dos seguintes cursos: Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia.

Durante a solenidade, a Unisinos abriu suas portas para receber formandos e familiares numa cerimônia emocionante, que entregou à sociedade 36 novos profissionais. Tudo foi preparado com muito cuidado e dedicação, para garantir que esse momento fosse único e inesquecível.

Iniciando a solenidade

Após a execução do hino nacional, foi feito o juramento de cada curso e, em seguida, os formandos foram chamados, um a um, para receberem o grau de bacharel das mãos do decano da Escola de Humanidades, professor Luiz Rohden. Os coordenadores dos cursos de Biomedicina, professora Juliana Scherer, de Farmácia, professora Ana Rita Breier e de Fisioterapia, professor Thiago Dipp, também fizeram parte da mesa, junto com os paraninfos.

Os melhores alunos de cada curso foram condecorados. Em Biomedicina, quem recebeu destaque foi Natasha de Moraes, do curso de Farmácia foi Camila Dullius e da graduação em Fisioterapia foi Vanessa Pilger. Depois desse momento de homenagem, foi a vez das oradoras das turmas fazerem o uso da palavra representando todos os seus colegas. Elas falaram da emoção de receber um diploma e dos desafios de suas novas profissões.

Crédito: Rodrigo W. Blum

“O que estamos vivendo aqui, hoje, é algo inesquecível, um momento marcante que a gente vai lembrar para sempre. Sou muito grata por entrar nesse anfiteatro para minha formatura e não para uma palestra”, destacou a oradora do curso de Biomedicina, Naira Rosanelli.

A oradora do curso de Farmácia, Brenda Pagliarini Sartori, falou de alegria e transformação. “Esse momento representa anos de esforço, muita emoção e alegria. E, também marca uma grande mudança, o início de nossa vida profissional, e que agora nós vamos caminhar com nossos próprios pés”, afirmou.

Já a oradora do curso de Fisioterapia, Hingryd Alves, destacou a importância da profissão que escolheu. “É um momento de muita gratidão. A reabilitação é uma esperança de vida e ser o profissional que propicia isso para as outras pessoas é muito gratificante”, lembrou.

Com a palavra os padrinhos

O paraninfo do curso de Biomedicina, professor José Antônio Poloni, falou do valor da aprendizagem e de compartilhar conhecimento. “Aprender é uma constante em nossa vida, estamos sempre em constante aprendizado, nossos primeiros professores são nossos pais”. O professor destacou que o mais mágico no processo de aprendizagem é quando os papéis se invertem e o professor aprende com os alunos. “Aprender é uma atividade fundamental em todos os seres vivos e o que nos faz seguir em frente. Sigam em frente sempre com vontade de aprender”, aconselhou.

O paraninfo do curso de Farmácia, professor Eduardo Palma, falou da cura e do grande número de áreas em que o profissional de farmácia pode atuar. “O desenvolvimento da ciência nos permite muitas coisas, como mapear o genoma humano e salvar vidas. Foi o que aconteceu com o desenvolvimento das vacinas e que contou com a presença de muitos farmacêuticos”, destacou o professor, e finalizou dizendo: “Para ser um bom profissional, antes de mais nada, é preciso ter um projeto de vida que foque no ser humano”.

O paraninfo do curso de Fisioterapia, Guilherme da Silva, em sua fala propôs um instante de reflexão e, em seguida, deu algumas dicas a seus afilhados. “Se quiserem crescer, sejam gratos a todos que cruzaram e que cruzam o caminho de vocês. Tenham resiliência, paciência e serenidade, pois serão elementos fundamentais para vencer os desafios do dia a dia”, ponderou.

O encerramento

Representando a Reitoria, o decano da Escola de Humanidades, professor Luiz Rohden, encerrou o evento e falou da pandemia e de como é bom estarmos juntos de novo. Deu parabéns aos formandos, agradeceu por terem escolhido a Unisinos e lembrou dos valores da Universidade e do compromisso do diploma. “Continuaremos defendendo o valor da ciência, a democracia e uma sociedade parceira e não discriminatória, com esses diplomas vocês possuem um compromisso com o social e ambiental. Desejo a vocês toda sorte e sucesso possível”, finalizou.

O hino riograndense fechou a solenidade e os paraninfos acompanharam os novos profissionais até o ambiente externo do Anfiteatro Padre Werner. Essa foi a primeira de uma série de 31 solenidades de formatura que seguem, até 17/9, deixando a Universidade mais movimentada e alegre.

As próximas formaturas

Você pode conferir em quais dias acontecem as próximas formaturas da Unisinos, clicando aqui.

Para assistir as formaturas da Unisinos, acesse aqui.

Vestibular

O próximo Vestibular da Unisinos acontecerá no dia 26/11 e as inscrições abrem em breve. Para mais informações e conferir os cursos de graduação, acesse unisinos.br/graduacao.