Unisinos em construção

Reitor anuncia o início das obras do novo campus Porto Alegre

Na manhã da terça-feira, 02 de dezembro, o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, anunciou o início das obras do novo campus da universidade em Porto Alegre. “Nós estamos dizendo que confiamos no Rio Grande do Sul”, afirmou.

Para o reitor, a construção busca criar uma sinergia positiva com o Colégio Anchieta trazendo inovação, pesquisa e tecnologia. “Começarão em breve as obras do campus Unisinos Porto Alegre. Os jesuítas estão dando um passo ousado e convidando Porto Alegre a vir junto”, completou.

O empreendimento, que começa em janeiro, em frente ao Colégio Anchieta, inclui prédio acadêmico, teatro, passarela e espaços de conveniência e ambiental, com 1.007 vagas de estacionamento. Segundo padre Marcelo, com o novo campus, a Companhia de Jesus adota uma iniciativa coerente com o seu papel histórico: a educação como valor fundamental da sociedade. O reitor também destaca que o novo espaço em Porto Alegre fará do atual campus Anchieta, em conjunto com o da Unisinos, um contínuo da formação humana, oferecendo desde a pré-escola até o pós-doutorado.

A obra em detalhes

Prédio acadêmico – Um edifício de oito andares será construído na Avenida Nilo Peçanha, em frente ao Colégio Anchieta, para uso acadêmico, com salas de aula de tamanhos flexíveis, auditórios, laboratórios e espaços administrativos e de convivência. O edifício destinado às atividades universitárias terá oito pavimentos, com área construída total de 18.073,50 m² – que corresponde a 33% da área total. Terá frente para a Nilo Peçanha, erguido em recuo em relação à avenida. A construção aproveitará a topografia do terreno, começando a cerca de 10 metros abaixo do nível da Nilo Peçanha, e, mesmo com oito andares, não retirará a vista de quem estiver no Colégio Anchieta. Um dos desafios do projeto foi criar um pátio sem muros. Como o prédio está abaixo do nível da Nilo Peçanha, o aluno poderá entrar pelo estacionamento ou pela passarela que ligará o Anchieta à Unisinos. Só terá acesso ao pátio quem tiver passado pelo controle de entrada da Universidade.

Biblioteca e teatro – No recuo do edifício acadêmico, além da área de circulação do público universitário, funcionarão a biblioteca e a sala de música, esta com capacidade variável entre 400 e 600 pessoas, com área construída de 1.249,96m² (3% do total). Com abertura lateral em relação à Avenida Nilo Peçanha, permitirão também apresentações internas, a portas abertas para a comunidade acadêmica. O teatro também terá acesso independente ao da Universidade.

Boulevard – Os serviços de terceiros serão abrigados num conjunto de três prédios, todos com térreo e sobreloja, com entradas laterais em relação à Avenida Nilo Peçanha, totalizando 4.257,78 m² de área construída (7% do total). O prédio central será maior, para abrigar restaurantes, livrarias e bancos, com a área externa abrindo para os fundos e para a Nilo Peçanha, com mesas ao ar livre. Os três terão cobertura verde e captarão água da chuva em reservatório, para regar as plantas.

Estacionamentos – 1.007 vagas serão disponibilizadas no campus, em espaços subterrâneos às áreas construídas em todo o terreno, correspondendo a 57% da área total, com 31.273,65m². Esses locais disporão de bicicletário e de vestiários com chuveiros.

Passarela – Uma passarela entre os dois campi (Unisinos e Anchieta), sobre a Avenida Nilo Peçanha, será construída. Ela estará disponível tanto ao público em geral quanto ao estudantil – com acesso exclusivo a este último nos espaços acadêmicos. Funcionarão, na prática, como duas passarelas em uma: uma será pública, ligando uma calçada à outra. Outra servirá ao fluxo dos alunos, ligando o Anchieta à Unisinos, com acesso via cartão de identificação.

Alargamentos de vias – Pistas da Nilo Peçanha e da Rua Thomaz Luiz Gonzaga serão alargadas nas imediações e terão recuos próximos aos dois campi, de forma a facilitar o acesso e o tráfego.

Área de preservação – Em forma de um triângulo, num dos extremos do terreno, serão destinados 13 mil m² (cerca de 20% da área total), para preservação, com árvores e fonte de água mineral. Algumas árvores que atualmente estão em partes em que será implantada a obra serão transplantadas para esse espaço.