A Nova Voz

Graduando desenvolve plataforma informativa para acompanhar mandatos parlamentares

Crédito: Divulgação

“Quando tentei descobrir como os políticos em quem votei nas eleições de 2014 estavam se posicionando nas reformas do ensino médio, trabalhista e da previdência, utilizando os portais de transparência, tive grande dificuldade em localizar estas informações”, conta o graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jean Michel Dias.

Foi por essa necessidade que Jean criou “A Nova Voz”. A plataforma possibilita ao usuário receber notificações, pelo Facebook Messenger, sobre as votações dos parlamentares no Congresso Nacional. Esse chatbot permite aos usuários escolherem parlamentares que desejam receber informações referentes às ações realizadas por eles. Essa ferramenta possibilita um acompanhamento dos respectivos mandatos, resultados de votações, despesas, tramitações, comissões, discursos e licenças.

Jean desenvolveu a plataforma orientado pela professora Josiane Brietzke Porto, dentro do contexto da atividade acadêmica Projeto Final I. “Do ponto de vista científico, esse trabalho justifica-se por criar um mecanismo de acesso à informação pública, até então inexistente, no qual o cidadão tem o poder de escolher quais informações deseja receber, podendo contribuir para a participação política e o exercício da cidadania, no Brasil”, refere a professora.

De acordo com Jean, as informações são coletadas apenas dos portais oficias de Dados Abertos do Senado e da Câmara de Deputados, e não existe manipulação de dados. Um dos princípios do projeto é de que não exista viés partidário.

A Nova Voz permite que o cidadão acompanhe apenas os políticos que desejar, nesta primeira etapa o projeto permite seguir Senadores e Deputados Federais, mas já existem novas funcionalidades que em breve vão estar disponíveis para todos, pensando nas eleições de 2018.

Para receber informações dos parlamentares que desejar, basta acessar a página “A Nova Voz” e interagir através do Facebook Messenger.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar