Unisinos apresenta plano para o novo Complexo Hospitalar Centenário

Em reunião, a universidade entregou à prefeitura e à presidência do hospital o estudo desenvolvido nos últimos dois anos

Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, foi realizada uma reunião para a apresentação do plano de construção do novo Complexo Hospitalar Centenário. O encontro reuniu o prefeito, Aníbal Moacir, e líderes do poder público municipal, além do presidente da Fundação Hospital Centenário, Gilso Gotardo, e dos secretários da Fazenda, Paulo Pedroso, e da Saúde, Júlio Galperin, entre outras autoridades. Representando a Unisinos, o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, o pró-reitor de administração, João Zani, e a decana da Escola de Saúde, Denize Zigler, também estiveram presentes, entre outros integrantes da universidade.

Na ocasião, foi apresentado o projeto que prevê a reforma, ampliação e modernização do Complexo Hospitalar Centenário de São Leopoldo. Em junho deste ano, a Unisinos, o município e o hospital firmaram protocolo de intenções com o objetivo de conjugar esforços para a melhoria e qualificação da rede de saúde de São Leopoldo. De modo a cumprir um dos objetivos referidos neste documento, a universidade contratou os serviços de Cassiano Arquitetos Associados, de Seferin Arquitetura e de L&M Arquitetura e Const Ltda, com a finalidade de desenvolver estudos e apresentar propostas de revitalização do hospital.

Um projeto para o Centenário

“A Escola de Saúde faz uma inflexão para se situar mais próxima da tecnologia e da inovação”, destacou a decana, Denize Zigler, que frisou, em sua fala, a importância de desenvolvermos um programa para somar os esforços da universidade e abordar a saúde em múltiplas dimensões. “Precisamos trabalhar o modelo universidade, poder público e comunidade”, enfatizou.

O pró-reitor de administração, João Zani, relembrou a decisão tomada em maio de apoiar a revitalização do hospital. “Contratamos uma equipe de arquitetos para elaboração do plano diretor e em seguida do projeto. Hoje entregamos à comunidade o resultado dos estudos realizados”, destacou.

O grupo de arquitetos apresentou o projeto, elaborado em três fases, que prevê a revitalização do Hospital Centenário para adequar o espaço às normas da Anvisa e torná-lo sustentável. O novo complexo terá como premissas a humanização, contato com o exterior, a segurança do paciente e o estímulo à presença familiar. A ideia proposta busca uma proporção de leitos da medicina complementar, num equilíbrio com a medicina pública, de modo a permitir o custeio do hospital.

[Entrega ocorreu na sala do COnsun, na Unisinos

Após a apresentação do estudo, o reitor entregou o projeto para o prefeito e o presidente da Fundação Hospital Centenário e convidou três professoras da Unisinos, Suzana Wolff, Nêmora Barcellos e Rosângela Herzer, para fazer uma entrega coletiva do material.

“Esse é o início de uma caminhada que exige a união de muitas forças para transformar essas imagens, aqui apresentadas, em algo concreto, que dê à sociedade o que ela precisa na área da saúde”, afirmou Gotardo. “Dia 10 de dezembro vai ficar marcado, nós vamos resgatar o nome do Centenário”, complementou Moacir.

O reitor destacou em seu discurso as transformações da universidade, sempre mantendo as raízes jesuítas. Falou da expansão para Porto Alegre e reafirmou o compromisso com São Leopoldo e a região. “A Unisinos contratou um estudo do benemérito Hospital Centenário, voltado para o bem-estar das próximas gerações, num projeto em parceria com a prefeitura e a Fundação Hospital Centenário. Agora, compete ao poder público de São Leopoldo implementar esse projeto. A Unisinos se coloca à disposição para apoiar essa iniciativa”, finalizou padre Marcelo.

Confira na íntegra o Discurso do Reitor.