Unisinos anuncia escolha do reitor e do vice-reitor para gestão 2022-2025

Padre Sérgio Eduardo Mariucci e professor Artur Jacobus são os nomes escolhidos

Crédito: Juliana Borgmann

Nesta terça-feira, 17 de agosto, a Unisinos anunciou a escolha, feita pelo Provincial dos Jesuítas do Brasil, do reitor e do vice-reitor que ocuparão os cargos na gestão 2022-2025. Padre Sérgio Eduardo Mariucci e professor Artur Eugênio Jacobus conduzirão a Unisinos a partir do próximo ano. A Universidade está na etapa final de uma transição que vem sendo construída nos últimos dois anos, de forma harmônica e positiva. Há mais de 20 anos à frente da alta administração da instituição, sendo vice-reitor (2002-2005) e cumprindo quatro mandatos (desde 2006) como reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, comunicou à comunidade universitária a transição do cargo que dará início a outro ciclo, no próximo quadriênio.

Pe. Marcelo agradece pela amizade e colaboração da comunidade ao longo dos seus mandatos, ao mesmo tempo em que dá boas-vindas aos escolhidos. “Faço, em nome da comunidade universitária, a acolhida aos colegas que passarão a servir à Unisinos nessas posições de liderança institucional e executiva. Desejo muito sucesso ao Pe. Sérgio, com quem estou em comunhão. Estamos em um belo processo de transição, com espírito de uma continuidade sem continuísmo”, afirma.

A partir de janeiro de 2022, Pe. Sérgio Eduardo Mariucci, terá a missão de conduzir a Unisinos, visando à continuidade do trabalho no desenvolvimento da Missão e de construção do futuro da Universidade. Pe. Sérgio é professor e pesquisador colaborador do Programa de Pós-Graduação em Design, diretor da Unidade Acadêmica de Graduação (desde 2019) e secretário para Educação da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA).

“A missão de liderar a Unisinos recebo com a grave consciência de estar à frente de uma das melhores universidades do país e a maior obra educacional jesuíta da América Latina e Caribe. Muito do que a Unisinos é hoje deve-se à liderança do Pe. Marcelo a quem também agradeço, há uns anos, o convite de vir para a Unisinos. Se a grandeza da instituição me assusta, a qualidade do corpo docente e técnico administrativo me anima a perseguir grandes propósitos para a nossa Universidade”, pontua Pe. Sérgio.

Também assume, como vice-reitor, o professor Artur Eugênio Jacobus, cargo hoje ocupado por Pe. Pedro Gilberto Gomes. Artur atua como docente na graduação e é coordenador do Mestrado Profissional em Gestão Educacional, tendo sido diretor da Unidade de Apoio de Serviços Acadêmicos (2011-2016). O professor se diz honrado em ser o primeiro leigo a ocupar o cargo de vice-reitor na instituição. “Como professor da Universidade há 27 anos, sinto-me representando todos os professores e funcionários leigos que ajudaram e ajudam a construir a Unisinos em comunhão com os padres jesuítas”, destaca.

A nova gestão da Unisinos assumirá em janeiro de 2022.