Pró-reitor da Unisinos na última gestão é o novo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nesta quarta-feira, 19/01, tomou posse o novo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Alsones Baslestrin. Pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos na última gestão, ele é professor da Universidade há mais de 20 anos. A cerimônia aconteceu pela manhã, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, em Porto Alegre, com transmissão online. O reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, prestigiou o evento no local.

Balestrin citou o trabalho exemplar realizado pelo seu antecessor, Luis Lamb, e destacou o momento como uma oportunidade de contribuir. “Fiquei bastante lisonjeado e pretendo dar o meu melhor para ajudar o RS e a administração pública. Dar a minha contribuição nessa trajetória que o Estado vem fazendo na área de inovação, ciência e tecnologia, que está em um momento muito especial”, pontuou.

Alsones ressalta a importância da celeridade e continuidade nos programas em andamento para que os recursos públicos sejam investidos da melhor maneira possível. “Acho que essa é a questão mais importante, investir e que esse investimento tenha uma racionalidade para gerar impacto econômico e social para o RS. Isso é o que eu tenho feito nesses últimos 12 anos na Unisinos e vou levar essa seriedade e essa probidade para o governo”, enfatiza.

Crédito: Divulgação

Além de docente na Unisinos, Balestrin foi diretor da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação de 2009 a 2017 e pró-reitor Acadêmico e de relações Internacionais na gestão 2018-2021. O novo secretário é coordenador Institucional do Programa PRINT/CAPES, professor convidado do Instituto de Administração de Empresas e ao laboratório CEREGE da Universidade de Poitiers/França e líder do EcoHubI (Grupo de Pesquisa em Ecossistemas de Inovação – Unisinos/CNPq). Além de integrar a Aliança para Inovação.

Ele acredita que a oportunidade recebida se relaciona com a Unisinos. “Tem o lado pessoal do Balestrin quanto um gestor e pesquisador, mas tem muito da reputação da Unisinos. A Universidade, com a sua reputação, está sendo reconhecida por tudo que fez nesses últimos 12 anos na área de ciência, tecnologia e inovação, do Parque Tecnológico – Tecnosinos, dos institutos tecnológicos, do Portal de Inovação e dos investimentos da Coreia do Sul na fábrica de semicondutores, na pesquisa de ponta”, explicou.

O novo secretário tem um projeto de um ano até o fim do mandato do governador Eduardo Leite.