Tecnosinos é um dos finalistas do IASP Inspiring Solutions Programme

O Parque concorre com o Programa Talentos

Crédito: Divulgação

O Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos é um dos dez finalistas do Inspiring Solutions Programme, iniciativa da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP, na sigla em inglês), edição 2019. A ação busca premiar os empreendimentos que mais contribuem para o desenvolvimento de negócios, além de projetos de inovação no mundo.

O Tecnosinos concorre com o Programa Talentos, iniciativa que visa aproximar os jovens do ecossistema de inovação, despertar interesse pela tecnologia e empreendedorismo. Atende escolas de ensino fundamental e médio, além de cursos técnicos.

De acordo com a diretora do parque, Susana Kakuta, um dos diferenciais para a escolha do Programa Talentos foram as novas categorias criadas: Inclusion e Mulheres. “Encontramos uma forma de integrar pessoas com deficiência (PcD) ao mercado de trabalho em tecnologia. As barreiras podem ser quebradas por qualquer pessoa, independe de ter alguma necessidade especial ou não”, explica.

Quanto às mulheres, Susana explica que há uma demanda por mais participação feminina no mercado de TI. “O Talentos Mulheres tem suporte do Equality Lounge, espaço criado em conjunto com a SAP para a realização de atividades voltadas à inclusão das mulheres no ecossistema de inovação e empreendedorismo. Este é um movimento para que as mulheres se reconheçam capazes de trabalhar com tecnologia”. Criado em 2011, o Programa Talentos já recebeu mais de 5 mil alunos, vindos de mais de 50 escolas parceiras em um raio de 50 quilômetros de São Leopoldo.

O resultado do Inspiring Solutions será anunciado durante a 36ª Conferência Mundial da IASP, realizada em setembro, em Nantes, na França.