Construindo laços com a educação

Programa de Educação e Ação Social

Crédito: Rodrigo W. Blum

O Educas chegou à vida de Gislene Madeira Guedes por meio da indicação de uma amiga, por causa das dificuldades de aprendizagem que o filho tinha. Nícolas Gabriel Madeira de 9 anos é o filho caçula de Gislene, “a rapinha do tacho” como ela diz. No início da vida escolar, talvez devido ao excesso de proteção, o menino tinha muita dificuldade no colégio e isso era um problema para família. “Procuramos o Educas em março de 2013 e desde então estamos participando do programa. A partir do momento que Nícolas começou a participar das atividades do Educas passou a se desenvolver mais na escola e se tornou uma criança mais independente”, conta a mãe. “Ele é outra criança, amadureceu, aprendeu a ler e está indo bem em matemática”, complementa.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O menino, que toca bateria e gosta de jogos de encaixar peças, fala de sua experiência. “O que eu acho mais legal no Educas é desenhar, adoro desenhar carros. – Quer ser piloto? Questiona o fotógrafo. – “Não, quero construir carros”, afirma o menino.

Histórias como a de Nícolas, de mudança no comportamento e atitude diante dos desafios da vida escolar, povoam o Educas. O espaço é uma oportunidade para pais e filhos juntos encontrarem o melhor caminho na construção da aprendizagem.

Apresentando o programa

Atividades lúdicas que resgatem crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem nos métodos convencionais. Essa é uma das tarefas do Educas, que direciona seu trabalho para oferecer atendimento a crianças e jovens com dificuldades na escola, visando qualificar os processos de ensino e aprendizagem. “Nossa ação não é só sobre uma frente, pois se interpõem e se articula com sujeitos, escolas, instituições e estagiários dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Licenciatura da Unisinos” afirma Rejane Klein, coordenadora do programa.

A iniciativa tem como objetivo fazer com que pouco a pouco, ao longo do processo, os indivíduos consigam romper barreiras e se descobrirem como sujeitos capazes de superar obstáculos. O objetivo do trabalho é que a criança consiga levar para além do Educas as aprendizagens que desenvolve no programa e as conquistas pedagógicas e emocionais construídas nas diferentes trocas de experiências que a iniciativa traz.

O conjunto de ações desenvolvidas pelo programa têm a intenção de potencializar um movimento no contexto educacional, contribuindo para os processos de inclusão, permanência e aprendizagem das crianças e jovens. Desta forma, há mais de 20 anos, o Educas fortalece a parceria entre a Unisinos e as escolas públicas do município de São Leopoldo e região do Vale do Rio dos Sinos.