Solenidade celebra a Abertura dos Programas de Residência Multiprofissional

Cerimônia aconteceu na Sala de Seminários, na Biblioteca, e contou com a participação de diversas autoridades

Crédito: Juliana Borgmann

No dia 1º de março, às 14h, ocorreu a Abertura dos Programas de Residência Multiprofissional, uma realização da Escola de Saúde da Universidade junto com a Unidade Acadêmica de Graduação – UAGRAD. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Saúde dos municípios de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Sapiranga e Porto Alegre.

“Estamos felizes e de braços abertos por receber Residências Multiprofissionais que irão contribuir para o Sistema Único de Saúde – SUS”, afirmou a decana da Escola de Saúde, Denise Ziegler.

O objetivo do projeto é formar, através de conceitos e orientações do SUS, residentes de saúde com competências éticas, técnicas e políticas. Também, desenvolver um lado humano nos participantes, importante fator para profissionais que lidam com essa área. Com esses conceitos como base, a saúde pública irá receber pessoas capacitadas que visam um melhor atendimento para a população.

Ao todo, vinte e três pessoas irão compor o projeto de cinco cursos diferentes: Enfermagem; Fisioterapia; Nutrição; Psicologia e Serviço Social. O programa é dividido entre as Residências Multiprofissionais em Atenção Básica, Saúde Mental e a Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade.

“É uma história, um compromisso da Unisinos, colaboradores, profissionais e principalmente dos residentes com os usuários”, afirmou a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde – COREMU, Vania Micheletti.

Também estavam presentes na solenidade, a vice-prefeita de São Leopoldo, Paulete Souto, junto com secretário de Saúde da cidade, Ricardo Charão. Também, o prefeito de Sapucaia do Sul, Luis Link; o secretário de Saúde de Sapucaia do Sul, Neio Pereira; e a coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Mental, Lovaine Rodrigues.