Semeando ideias

Seminário de Saúde traz pesquisa científica inovadora para construção do conhecimento

Foto: iStock

Você sabia que os primeiros mil dias de um indivíduo são fundamentais e podem evitar futuras doenças quase determinadas pelo seu mapa genético? Através de muita pesquisa, médicos e cientistas chegaram a essa conclusão. DOHAD (Developmental origins of health and disease) é um novo ramo, totalmente inovador, da ciência e da saúde.

Agora, imaginem um espaço para debater esse e outros assuntos. O I Seminário da Saúde Integrada, que ocorre no dia 6 de abril, foi organizado pela Escola de Saúde da Unisinos, reunindo temáticas ousadas e que são pautadas diariamente no nosso cotidiano.

Segundo a decana da Escola, Denize Ziegler, o evento tem como objetivo semear novas ideias, compreendendo que tecnologia, humanização e ciência se integram em seus caminhos. “A gente quer que os alunos sintam que a Unisinos tá viva na área da saúde, que eles vivam a universidade. Que essas novas temáticas possam ser debatidas em todos as graduações”, comenta.

Integrando diferentes cursos

Dividido em três painéis, o evento será realizado no Auditório Padre Werner, a partir das 14h. As origens do Desenvolvimento da Saúde e da Doença (DOHAD) será o primeiro assunto debatido em uma mesa redonda por três especialistas: da medicina, nutrição e psicologia.

Pensar que a importância dos primeiros mil dias, os aspectos nutricionais e psicoemocionais da mãe e da criança podem evitar o desenvolvimento de doenças genéticas no futuro é o objetivo desse painel.

O segundo momento foi elaborado por sua relevância nos dias atuais. Doenças infecciosas, controle de infecção hospitalar, contextualização das epidemias da Zica, Chikungunya e Dengue e um olhar epidemiológico sobre as doenças de transmissão vetorial serão assuntos debatidos por profissionais da área.

A última atividade do seminário será uma palestra sobre a visão da saúde no século XXI, ministrado pelo Dr. José Camargo. Ele falará dos aspectos científicos, tecnológicos e profissionais do campo.

O evento ainda contará com pôsteres de pesquisas dos alunos da Escola e a inauguração dos laboratórios de Anatomia, Fisiologia, Biologia Molecular e Microbiologia. O I Seminário da Saúde Integrada é gratuito e destinado aos alunos, professores, profissionais e comunidade em geral.

Para informações, acesse o site do evento.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar