Seletiva de Hóquei na Unisinos

Avaliação física é a primeira etapa de seleção da equipe nacional feminina

Nos dias 06 e 07 de julho, a Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBHG) esteve na Unisinos para realizar as primeiras avaliações físicas de jogadoras indicadas pela Federação Gaúcha de Hóquei. A análise integra o processo de seleção da equipe nacional feminina, que competirá o Pan Challenge, no Peru, em outubro, e o evento teste dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em novembro.

Entre as atletas, cinco representam o Programa Esporte Integral (PEI – Unisinos), em parceria com a AABB São Leopoldo. “O hóquei é um esporte em crescimento no Brasil”, diz Bruna Borecki, que participou da avaliação e é professora da modalidade no PEI há cerca de três anos. “Sempre tem aqueles jogadores que se destacam, que gostam e se dedicam mais, e que, no fim, acabam dando visibilidade à prática.”

Para Andressa Allet, responsável pelo futebol no PEI e também indicada para essa fase de seleção, o hóquei serve tanto como experiência profissional, para adquirir conhecimentos, quanto como hábito de vida, para dar vazão ao que ela chama de sentimento de atleta. “É uma vontade de querer competir, de estar inserida nesse cenário, de passar por vivências diferenciadas”, comenta.

De acordo com o fisiologista Cosme Buzzachera, representante da Confederação, essa primeira etapa teve dois propósitos: encontrar talentos que possam servir à seleção nacional feminina, e identificar pontos positivos e negativos nas atletas, em termos de condições físicas. Para tanto, foram observadas a composição corporal e a aptidão cardiorrespiratória de cada candidata.

“Há, ainda, etapas de seleção de ordem tática e técnica”, explica o avaliador. “Quem for selecionada irá participar de campeonatos nacionais e poderá concorrer ao Bolsa Atleta, um programa do Governo Federal para auxiliar o jogador financeiramente” Durante a análise, Cosme também elogiou a infraestrutura da Unisinos e suas iniciativas sociais: “O espaço e as instalações favorecem a prática esportiva e dão suporte para que a comunidade tome parte nisso e forme as bases do futuro.”

Além de Alessandra Allet e Bruna Borecki, também representam o PEI Evelin Franciele de Mello, Isadora Brito da Rosa e Thamires Bispo Bandeira.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar