Segurança contra incêndio em pauta

Workshop e curso abordam o tema

Crédito: Getty Images

Nos últimos anos, a segurança contra incêndio vem ganhando mais atenção. A precaução de acidentes mudou o cenário do setor de construções, ficando cada vez mais evidente a necessidade de um planejamento de segurança coletiva. Pensando nisso, a Unisinos promove um workshop e um curso com foco na área.

Windec

A terceira edição do Windec – Workshop em Segurança Contra Incêndios no Desempenho das Edificações já tem data marcada. O evento será nos dias 13 e 14 de julho no Campus Unisinos Porto Alegre. A atividade promove o aprimoramento técnico dos profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar na área.

“Incêndios trazem perdas de vidas humanas e danos ao patrimônio, afetando muitas pessoas. Os casos recentes de maior impacto, como o incêndio da Boate Kiss, em 27 de janeiro de 2013, e do Edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu em São Paulo, no dia 01 de maio de 2018, evidenciam a importância de debater o tema e capacitar cada vez mais os profissionais envolvidos na área”, afirma o coordenador do evento, Bernardo Tutikian.

Voltado a profissionais e estudantes, o Windec é composto por dois cursos de capacitação tecnológica e três palestras sobre a segurança, técnicas e combate contra incêndio. Entre os palestrantes confirmados estão pesquisadores, consultores, projetistas e representantes do Corpo de Bombeiros.

“São profissionais com experiência na segurança contra incêndio, que participaram dos casos de grande repercussão nos últimos anos e poderão compartilhar muito conhecimento com o público. O Windec, que ocorre anualmente na Unisinos, já se consolidou como o evento mais importante de segurança contra incêndio no sul do país”, explica Bernardo.

O Windec é uma promoção da Unisinos e do Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil – itt Performance. A inscrição no evento é única e permite a participação em todas as atividades. Acesse unisinos.br/windec, confira a programação e se inscreva.

Falando nisso…

A Unisinos está com inscrições abertas para a Especialização em Segurança contra Incêndio em Edificações. Um curso com perspectiva de contínuo crescimento. Além de capacitar para a elaboração de projetos, domínio de métodos laboratoriais, ferramentas computacionais e as principais técnicas do comportamento dos materiais e sistemas construtivos frente ao fogo.

“O objetivo do curso é criar um binário fundamental: como fazer e por que fazer. Durante as aulas, os alunos terão contato com um corpo docente de referência. O aluno aprenderá a essência dos fenômenos inerentes e critérios de concepção de cada requisito e necessidade atualmente requeridos e aplicados nas edificações e áreas de risco”, explica o coordenador do curso, Fabricio Bolina.

Por meio das aulas experimentais em laboratórios, o curso também irá prepará-lo para procedimentos de perícia de incêndio e métodos de prevenção e risco de fogo. Fabricio destaca o caso da Boate Kiss como um divisor de águas para o aprendizado na área e a importância da atualização para profissionais.

“A engenharia de segurança contra incêndio, infelizmente, avança com os desastres. Aprendemos e tentamos corrigir os pontos e critérios que ainda não estão consagrados. Isto culmina numa permanente revisão das legislações, soluções e técnicas de projeto, os quais os profissionais necessitam estar atualizados”, afirma Fabricio.

O curso é direcionado para profissionais da Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, dentre outros do setor de construções. E contribui aos profissionais que buscam capacitação para projetos e serviços na área de segurança contra incêndio em edificações. Ficou interessado? Para os participantes inscritos no Windec, que realizarem a matrícula do curso no local do evento, a Unisinos oferece isenção da taxa de inscrição e 10% de desconto no valor da Especialização.