Saúde em debate

Unisinos é palco da 8ª Conferência Municipal de Saúde de São Leopoldo

Nos dias 01 e 02 de julho, aconteceu, no Auditório Central no campus da Unisinos, a 8ª Conferência Municipal de Saúde de São Leopoldo. O tema dessa edição foi “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: direito do povo brasileiro”. A conferência é resultado de cinco encontros realizados em diferentes regiões da cidade para captar as demandas voltadas à área da saúde. As prioridades do município se fixaram em cinco eixos: direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação público X privado; e gestão do SUS e modelos de atenção à saúde.

Um dos eixos temáticos explorados nos grupos de discussão está diretamente ligado com questões da universidade, que abordam a valorização do trabalho do profissional de saúde e a educação na área. A coordenadora do Núcleo Municipal de Educação e Saúde Coletiva – NUMESC, Tatiane Bagattini, coordenou o debate sobre o tema e destacou a função da universidade.

“São várias as atividades realizadas em parceria com a Unidade de Graduação e com os projetos de extensão da Unisinos. O foco é o desenvolvimento de ações para educação permanente em saúde e formação de estudantes”, ressaltou Tatiane, que é egressa dos cursos de graduação em Psicologia e mestrado em Saúde Coletiva.

A discussão aconteceu em grupos de trabalho, em que a prioridade foi o debate e a elaboração de diretrizes sobre os temas propostos como eixos centrais da conferência. Os objetivos do evento foram: impulsionar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS); analisar as prioridades locais da área e fortalecer o controle social no SUS.

Na plenária final, foram aprovadas moções, homologadas diretrizes e realizada a eleição dos delegados e suplentes para a etapa estadual. Os grupos de trabalho trouxeram uma série de propostas que foram votadas e aprovados na conferência. Entre as resoluções, ficou definido como prioridade fortalecer a autonomia do conselho municipal e a qualificação dos conselheiros. Todas as propostas se aplicam no âmbito municipal, estadual e federal. A nova equipe de delegados eleita na conferência conta com 24 integrantes, sendo 12 usuários do SUS, 6 trabalhadores de área de saúde, 6 gestores/prestadores de serviço.