Saúde mental é tema do Encontro Regional de Saúde em Contextos Universitários

Promovido pela Escola de Saúde da Unisinos de 8 a 10 de maio, a primeira edição do evento terá palestras, seminários, mesa redonda e oficinas

Crédito: Divulgação

Entre os dias 8 e 10 de maio, os alunos da Escola de Saúde da Unisinos terão a oportunidade de participar da primeira edição do Encontro Regional de Saúde em Contextos Universitários. O objetivo do evento, que será presencial e terá atividades nos campi de São Leopoldo e Porto Alegre, é integrar e divulgar as práticas de ensino, pesquisa e extensão dos cursos da Escola de Saúde.

Para isso, será promovida uma discussão interdisciplinar sobre saúde no âmbito universitário tendo como foco a saúde mental. Além de palestras, serão realizados seminários, oficinas, mesa redonda, debate de filme, organizados por professores.

Crédito: Divulgação

A palestra de abertura, programada para às 20h de segunda-feira, ficará por conta da professora e psicóloga Ilana Andretta, que abordará os desafios e avanços no cuidado da saúde mental no contexto universitário. Professores falarão ainda sobre outros assuntos. Confira:

• Terça-feira, às 18h – “A importância do sono para o desempenho acadêmico e saúde mental”, com Felipe Gutierrez;
  • Terça-feira, às 19h30 – “Divulgação científica, desinformação e a responsabilidade dos profissionais da saúde de se ater as evidências”, com Mellanie Dutra;
  • Terça-feira, às 21h – “Psicoestimulantes e a melhora cognitiva em estudantes: mitos e verdades”, com Ana Rita Breier;

Ainda na terça-feira, serão apresentados os projetos extensionistas da Escola de Saúde, com o UniTeleCuidado, PET Saúde em Ação: Sífilis Congênita, PET Saúde em Ação: Tuberculose, Farmácia Viva, Mundo mais Limpo, Capacitação de Merendeiras e Banco de Alimentos.

Quatro apresentações, na quarta-feira, vão compor a atividade “Seminários – O estado da arte sobre saúde mental em contextos universitários”, em que serão mostrados os resultados dos estudos realizados sobre o tema nos PPGs da Escola de Saúde. No mesmo dia, o CineDebate vai exibir o filme “Tigers” (2014). A discussão da obra será conduzida pela professora Helena Cortez. O longa-metragem, do diretor vencedor do Oscar Danis Tanović, conta a história de Syed Aamir Raza Hussain, ex-funcionário da Nestlé no Paquistão que denuncia a indústria de alimentos infantis, depois de perceber a morte e os sofrimentos causados pelas abusivas estratégias de marketing das fórmulas para crianças.

Em destaque também a apresentação de um pitch pelos representantes das Ligas Acadêmicas da Escola de Saúde sobre tópicos de saúde mental com interface às suas temáticas de abordagem. Para encerrar a programação, em uma mesa redonda, a professora Juliana Scherer apresentará o que os estudos recentes têm apontado como evidências científicas sobre o estilo de vida em universitários e a relação disso com a saúde mental.

O Encontro Regional de Saúde em Contextos Universitários conta com a parceria de Santander, Santa Clara, OPUS, Casa Tahoma, entre outras empresas e instituições. Para participar, é preciso se inscrever pelo site da Unisinos. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Todas as atividades estão programadas para ocorrerem nos turnos da tarde, vespertino e noite.