Nota FIES

Nota FIES

O Governo Federal tem anunciado alterações no FIES desde dezembro de 2014. Essas mudanças geraram obstáculos nas renovações dos contratos dos estudantes e deixaram muitas universidades sem opção para resolver o impasse técnico do site, gerenciado pelo MEC e FNDE, que impedia os aditamentos de seus alunos com uma trava percentual para o reajuste das mensalidades. 

Após tratativas com o Governo Federal, por meio de entidades representativas, e esforço institucional para sensibilizar e reverter os impactos negativos do novo regramento, a Unisinos começou os aditamentos do FIES no dia 17 de março, devido a uma liminar que retirou o limitador de reajuste de mensalidade no sistema do SisFIES.  Os alunos que já validaram o aditamento e que visualizaram a informação de aditamento preliminar deverão proceder normalmente com a conclusão do seu aditamento. Após a validação no portal do FIES, o estudante deve ficar atento às seguintes modalidades: 

Aditamento Simplificado – Para a contratação do aditamento, o financiado não precisa efetuar nenhum outro tipo de procedimento, além da validação no site do FIES.

Aditamento Não Simplificado – Para a contratação do aditamento, o financiado deverá comparecer ao Atendimento Financeiro Unisinos para retirar o seu DRM Não Simplificado (Documento de Regularidade de Matrícula) e, com esse documento, comparecer ao banco onde contratou o financiamento para concluir o seu aditamento. Se o estudante possuir fiadores, esses também deverão comparecer ao banco. 

Novos financiamentos

Mesmo com esses avanços na renovação dos contratos já existentes, o cenário ainda é instável. O Ministério da Educação instituiu um grupo de trabalho que vai avaliar e propor novas práticas para a viabilidade do Programa de Financiamento Estudantil, ou seja, as regras relativas aos aditamentos e a novos contratos estão sob discussão, podendo ser alteradas a partir das proposições desse grupo de trabalho. 

Nesse contexto de discussão, a Universidade informa que, enquanto o Governo Federal não disponibilizar informações claras e definitivas sobre as regras do FIES, novos financiamentos estarão momentaneamente suspensos para todos os cursos. Tão logo o Governo possibilite que os cadastros voltem a ser realizados, respeitando os critérios já estabelecidos em lei, a Unisinos abrirá novas vagas  para que mais alunos sejam beneficiados pelo FIES. 

Universidade do Vale do Rio dos Sinos 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar