Entendendo o fenômeno das metrópoles

O ciclo de estudos está com as inscrições abertas

Em 1970, 56% dos brasileiros moravam em áreas urbanas. Hoje são 80%. Até 2050, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), 90% se concentrarão em grandes centros e a população nacional girará em torno de 200 milhões de pessoas. Isso significa que as aglomerações urbanas devem receber 63 milhões de novos habitantes nos próximos anos. Apesar do crescimento acontecer em diversos locais, ele ocorre de forma bastante desequilibrada.  Justamente para entender esse fenômeno de maneira transdisciplinar, ocorrerá a partir do dia 06/04, o Ciclo de Estudos Metrópoles, Políticas Públicas e Tecnologias de Governo. Territórios, governamento da vida e o comum.

O evento gratuito promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos, IHU, tem o objetivo discutir a temática além do conceito de metrópole como um aglomerado urbano. A ideia é enxergar esses espaços com uma perspectiva de relevância econômica e política, de direção, de poder, de concentração de riquezas e de serviços. Os estudos pretendem analisar a realidade brasileira focando na gestão territorial, em que as políticas do comum convivam com as políticas públicas.

O ciclo de estudos inicia em abril e vai até o junho deste ano. Para participar, basta se inscrever no site do IHU, além de conferir a programação completa.  O evento acontece no Campus São Leopoldo e certifica os alunos que tiverem presença em todos os debates.