RI promove primeira edição dos Jogos Mundiais

Curso inova em técnicas de ensino e aprendizagem

Sábado passado (24 de outubro), dia em que a Organização das Nações Unidas (ONU) comemorou seus 70 anos, estudantes da Unisinos aproveitaram a data e participaram da primeira edição dos Jogos Mundiais. As atividades foram promovidas pelo curso de Relações Internacionais e ocorreram no campus de Porto Alegre.

De forma lúdica e recreativa, os jogos debateram temas de interesse global para incentivar a integração entre professores e alunos e desenvolver conhecimentos na área, por meio da análise estratégica de casos específicos.

As turmas foram divididas em grupos, e cada um representou um país. Ao final, os participantes confraternizaram degustando pratos típicos da culinária de diferentes nações. Os professores Gabriel Pessin Adam e Diego Pautasso coordenaram a atividade, que teve como juradas as professoras Carla Holland e Gabriela Mezzanotti.

A opinião dos jogadores

“Os Jogos de Relações Internacionais definitivamente testaram nossos conhecimentos no campo das RI. De maneira descontraída, fomos exigidos nem diversos assuntos: história, geografia, teorias de RI, economia, política, direito e até na gastronomia! Foi uma manhã divertidíssima e tivemos a oportunidade de interagir com todos os colegas de curso. Com certeza precisa ser repetido!” Ana Lara Medeiros Farias – aluna do PA6 do Curso de RI e Presidente do Diretório Acadêmico do Curso.

“A experiência mostrou-se muito válida, não apenas pelo momento de descontração em si, mas por permitir que o mundo das RI fosse abordado de maneira lúdica e explicativa, e também por ter ajudado na integração entre alunos dos diferentes PAs e o corpo de professores. Pode-se dizer que, além do trabalho em equipe, a atividade teve um caráter cosmopolita.” Pedro Guedes – aluno do PA6.

“Tivemos a oportunidade de trabalhar em grupo sob pressão, porque havia pouco tempo para respondermos às perguntas que os professores faziam. Saber trabalhar em equipe foi muito importante para o sucesso de cada grupo, como, por exemplo, na última prova das comidas, em que cada equipe deveria trazer a comida típica do seu país e explicar os motivos da escolha daquele prato e sua especificidade na cultura.” Vitória Péres – aluna do PA4.

Saiba mais sobre o curso no site.