Tecnosinos comemora resultados

Melhor parque tecnológico do Brasil e melhor incubadora do mundo são suas mais recentes conquistas

Cerimônia comemorativa dos prêmios de melhor parque do Brasil, para o Tecnosinos, e melhor incubadora do mundo para a Unitec,.

Quando chega o final do ano, é de praxe pôr na balança o que passou e preparar o território para o que há de vir nos próximos 365 dias. O Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos fez essa análise na quinta-feira, 18 de dezembro. Na ocasião, a CEO do Parque, Susana Kakuta, compartilhou com a governança, autoridades, empreendedores, funcionários, professores da universidade e demais convidados as ações e os resultados de 2014. O encontro também teve comemoração pelas mais recentes conquistas do Tecnosinos.

Melhor parque e incubadora

Em 03 de dezembro, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) anunciou os vencedores do 18° Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador. Na categoria Parque Científico e Tecnológico, o vencedor foi o Tecnosinos. Pouco depois, no dia 11, veio da Holanda, em evento promovido pela The Technopolis Network, a notícia de que a Unitec – Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos que abrange a incubadora tecnológica – garantiu o primeiro lugar em sustentabilidade e a honraria máxima: o prêmio global de melhor incubadora.

“O que justifica essas conquistas e nos deixa muito felizes é saber que tudo o que está sendo dito, reconhecido, está sendo feito, são práticas atuais do Tecnosinos. Esses não são prêmios por projetos passados”, alegrou-se Susana. “Com isso, mostramos que temos uma estratégia acertada, com decisão, coragem de fazer e muito trabalho por trás, mas, acima de tudo, que temos resultados.”

O que passou

O ano que passou foi bastante próspero para o Tecnosinos. Em 2014, o parque investiu na busca e formação de talentos, tanto de universitários, quanto de estudantes do Ensino Médio. Mais de dois mil alunos, de 30 escolas da região, passaram pelo Parque, por meio do Programa Talentos. Outros 150 participaram de cursos e se formaram pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), promovido pelo governo, em parceria com o Senac, e sediado no Tecnosinos.

Empreendedorismo e inovação também foram preocupações constantes e se traduziram na atuação conjunta com a Escola de Gestão e Negócios da Unisinos. Juntas, as organizações promoveram mais uma edição do Prêmio Roser, que incentivou jovens a desenvolverem soluções tecnológicas a partir do tema São Leopoldo Smart City.

“Hoje, cada emprego nosso gera três do lado de fora, ou seja, são 24 mil oportunidades diretas e indiretas.”

Susana Kakuta, CEO do Tecnosinos

Cerimônia comemorativa dos prêmios de melhor parque do Brasil, para o Tecnosinos, e melhor incubadora do mundo para a Unitec,.

Neste ano, o Tecnosinos consolidou sua presença em dez países diferentes, tornando-se a plataforma mais internacionalizada em termos de produção tecnológica da América Latina. O Parque também inaugurou seu showroom, em São Leopoldo, e lançou, nessa mesma quinta-feira, 18 de dezembro, uma newsletter bilíngue para empresas e investidores.

Em 2014, foi iniciada a construção da incubadora Unitec 2, que pretende sediar mais 100 empreendimentos de base tecnológica até o final de 2015. Ainda em relação à infraestrutura, foram captados 12 milhões de reais em recursos para o Tecnosinos, o que gerou melhorias em todos os setores.

No tocante ao mercado de trabalho, o Parque fecha o ano gerando mais de seis mil empregos. Só na HT Micron, cujas atividades oficiais começaram em junho, a partir da visita da Presidente Dilma Rousseff, são 350 funcionários. Os Institutos Tecnológicos da Unisinos inaugurados neste ano têm atuado em parceria com o Parque, acrescentando, portanto, valor aos recursos humanos do Tecnosinos. Outros, como o itt Chip, estão bem adiantados para a inauguração, que ocorrerá em breve.

Junto com as notícias das premiações, chegaram as das novas parcerias: a aceleradora de start ups Ventiur e as spin offs Killing e Soprano, sendo, estas duas últimas, integrantes do novo programa de aceleração corporativa para empreendimentos tradicionais – empresas tão relevantes para a economia da região quanto as demais organizações de base tecnológica.

O que virá

Como compromissos para o futuro, o Parque se responsabiliza a dar continuidade ao Programa Talentos e a persistir nos propósitos de instalar uma escola técnica e formar, no mínimo, 300 jovens pelo Pronatec Tecnosinos.

Tem como meta, também, dobrar sua infraestrutura em dois anos, com a construção da Unitec 3 e o desenvolvimento do Portal da Inovação. “O objetivo do Tecnosinos é ser âncora, um cluster de alta tecnologia no Vale do Sinos”, disse Susana. “Hoje, cada emprego nosso gera três do lado de fora, ou seja, são 24 mil oportunidades diretas e indiretas.”

Além de aumentar o número de vagas, o Tecnosinos quer estar cada vez mais presente na cadeia de semicondutores e na implantação de tecnologias da saúde, especialmente para contribuir com a proposta de criação do curso de Medicina da Unisinos. Do mesmo modo, pretende ampliar a política de atração de investimentos, contando, para isso, com a atuação conjunta da governança em tríplice hélice (universidade, iniciativa privada e poder público).

Cerimônia comemorativa dos prêmios de melhor parque do Brasil, para o Tecnosinos, e melhor incubadora do mundo para a Unitec,.

Para comemorar

Motivos de festa não faltaram na reunião do dia 18. Em três anos, o Tecnosinos inverteu a ordem econômica da região, tornando-se responsável pela exportação de produtos que, até pouco tempo, só chegavam ao Brasil pela importação. São exemplos dessa mudança os semicondutores encapsulados, os simuladores de voo e o sistema de navegação de navios de petróleo. “Agora, somos nós que exportamos esses produtos para os Estados Unidos”, compartilhou a CEO.

Susana também fez questão de ressaltar dados de recente pesquisa feita na região: “Dos 10 maiores contribuintes de São Leopoldo, cinco são do Parque”. Segundo ela, todos esses resultados se devem ao esforço de uma governança forte e parceira, que é amparada por equipes talentosas.

O prefeito de São Leopoldo, Aníbal Moacir da Silva, falou sobre visão de futuro, o que, de acordo com ele, é a função do poder público. Também aproveitou a oportunidade para demonstrar seu apoio, em nome do município, à criação do curso de Medicina.

Igualmente feliz pelos bons frutos do ano, o reitor da instituição, padre Marcelo Fernandes de Aquino, concluiu as falas da noite referenciando uma parceria entre as escolas de negócios da Unisinos e do Massachusetts Institute of Technology (MIT, Estados Unidos) e afirmou: “Estamos somando ações para fazer de São Leopoldo uma cidade de alta densidade tecnológica”.

E, conforme disse, mais cedo naquela quinta-feira, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do município (ACIS/SL), Siegfried Koelln, “estamos apenas começando, ainda tem muito por acontecer”.

Confira o depoimento de alguns dos empresários do parque:

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar