Reitor da SKKU retribui visita à Unisinos

Parceria entre as universidades completa quatro anos

Crédito: Rodrigo W. Blum

Desde 2010, a Unisinos e a Sungkyunkwan University (SKKU) constroem uma parceria que tem por objetivo o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação de ambas as regiões onde as instituições se localizam. O parque tecnológico da Unisinos é um exemplo de produto do desenho estratégico delineado em visita à Coreia do Sul, e que foi criado a partir da tríplice hélice (união entre o poder público, a universidade e as empresas), associado a ações inovadoras, que atraem investimentos e proporcionam aos alunos ofertas de empregos. Esse sábado, 2 de agosto, foi marcado pela visita do reitor da SKKU, Jun Young Kim, à Unisinos, o que demonstra a continuidade da parceria e intensifica a internacionalização da universidade. A visita contou com um tour no itt Fossil e na HT Micron.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O reitor da Unisinos, pe. Marcelo Fernandes de Aquino, após os cumprimentos ao reitor da SKKU pela visita, afirmou que a parceria e as viagens à Coreia do Sul possibilitaram o aprendizado da Unisinos. “Nos últimos quarenta anos, a Coreia do Sul tem focado na ciência e tecnologia como polos de desenvolvimento e se tornado gigante no ramo. As inúmeras visitas à SKKU durante esses quatro anos de parceria proporcionaram inovações dentro da nossa universidade.”

Para o reitor da SKKU, a universidade sul-coreana e a Unisinos concretizaram uma parceria de confiança. “Nossa intenção é manter essa parceria de inovação no futuro, por meio da colaboração da Academia”, destacou. Ainda acrescentou que a Coreia investe no Brasil pela responsabilidade global de crescimento na área da ciência e tecnologia. “Desta forma, teremos uma sociedade do futuro próspera. O mundo de hoje exige que sejamos inovadores.”

Desde 2012, a Unisinos já enviou 90 alunos à SKKU. “Lá, a maioria de nossos estudantes tem vivenciado tanto a experiência acadêmica quanto profissional nas empresas próximas. A partir do nosso sistema de ciência, tecnologia e inovação, os discentes da Unisinos, unem o aprendizado e a experiência para promover o desenvolvimento regional”, assinalou o Diretor da Unidade de Negócios e Relações Internacionais, Cristiano Richter.

Quem quiser viver essa experiência e voltar da Ásia com um diploma válido nos dois continentes, já conta com essa facilidade na Unisinos. Segundo o Diretor da Unidade Acadêmica de Pós-Graduação, Alsones Balestrin, as duas instituições já firmaram o convênio de dupla titulação. “Os alunos de Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica, que têm interesse em passar seis meses ou um ano na SKKU, já podem se inscrever para obterem a dupla titulação”.

O aluno de Engenharia da Computação Cassiano Campes afirmou que se surpreendeu com a vida na Coreia do Sul. “Em primeiro lugar, pela questão cultural, porque comparada ao Brasil, a cultura é realmente oposta e, em segundo lugar, em relação ao meu curso e à pesquisa”. O também aspirante a engenheiro da computação Ismael Cardoso contou sobre a importância de ter estado na SKKU para a sua formação acadêmica. “Eu estudei lá em 2012, por dois semestres, e além das aulas, que foram reaproveitadas aqui, eu também trabalhei em um laboratório de pesquisa em computação. A experiência me abriu portas para além da graduação, pois se eu quiser fazer uma pós-graduação, a experiência na Coreia me facilita nisso”, relatou.

Foto: Moacir Lopes Costa

Balestrin ainda destacou ser muito significativo para a Unisinos quando reitores, como Kim, vêm à universidade e elogiam o modelo de inovação que estamos colocando em prática, como os institutos tecnológicos e a colaboração com as empresas de alta tecnologia do Parque. “As universidades coreanas são as mais desenvolvidas do mundo em tecnologia. As visitas que são feitas à Coreia do Sul nos inspiram a trazer padrões semelhantes”, colocou. “Nós estamos trabalhando em um modelo muito adequado para o Brasil de desenvolvimento em tecnologia e inovação nas empresas a partir do conhecimento gerado dentro da universidade”.

Tecnosinos

O Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos), localizado dentro do campus da Unisinos, é um dos parques tecnológicos mais importantes do Brasil. Gerando em torno de 5.300 empregos, o Tecnosinos abrange uma área que compreende 144.000 m², onde 75 empresas de nove países diferentes (Brasil, Argentina, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Itália e França) estão localizadas. O Parque concentra as seguintes especialidades: Tecnologia da Informação, Automação e Engenharias, Comunicação e Convergência Digital, Alimentos Funcionais e Nutracêutica, Tecnologias Socioambientais e Energia. O Parque Tecnológico tem o objetivo de fomentar novas economias pelo empreendedorismo inovador e com o desenvolvimento sustentável da região.

Visita do Reitor da SKKU à Unisinos