Projeto para produção de shows televisivos é apresentado na universidade

Tecnologia permite transmissão via streaming com qualidade HD

Crédito: Rafael Casagrande

A Unisinos pode ser a primeira universidade da América do Sul a participar do projeto Global Campus Network, uma rede mundial de cooperação entre instituições de Ensino Superior para produção de shows televisivos. Conduzida pela Ryerson University, de Toronto, Canadá, a iniciativa utiliza uma tecnologia inovadora de transmissão via streaming desenvolvida pela própria Ryerson.

Crédito: Rafael Casagrande

Apelidado de The Box (do inglês “a caixa”), o dispositivo permite que pessoas em diferentes cidades do mundo interajam simultaneamente e sem o conhecido atraso dos equipamentos que operam por satélites. “A troca é instantânea”, comenta a decana da Escola da Indústria Criativa da Unisinos, Ana Guimarães. “Com essa tecnologia, alunos de vários países conversam como se estivessem no mesmo local.”

Nesta semana, os canadenses Rick Grunberg e Marion Coomey estiveram na Unisinos para apresentar o projeto, que já vinha sendo discutido a distância entre as duas instituições. De 14 a 17 de outubro, conheceram as instalações da universidade e trocaram ideias com professores e estudantes dos cursos da Indústria Criativa.

O projeto

Por meio do Global Campus Network, universitários de diferentes países trabalham em conjunto na produção de programas televisivos cujos temas são escolhidos por eles próprios.

Crédito: Rafael Casagrande

Cada instituição participante produz histórias sobre sua região, e o resultado final apresenta todas as experiências. As produções são exibidas ao vivo, via streaming em alta definição (HD), e podem ser conferidas individualmente no site do programa.

Um exemplo das funcionalidades da iniciativa consiste no The Global City, que trabalha com a ideia da narrativa em suas particularidades, é sobre como histórias são contadas e o que as pessoas pensam a respeito delas.

Confira, no vídeo a seguir, como ocorre a interação em tempo real entre pessoas de cidades diferentes.

A Unisinos está nas etapas finais das tratativas para oficializar a parceria com a Ryerson University. Estima-se que a produção de conteúdo comece no início de 2015, com estudantes de Jornalismo e Realização Audiovisual (CRAV). O professor Milton do Prado, coordenador do CRAV, ressalta que, futuramente, outros cursos também poderão participar.