Projeto Incentiva & Cria propõe descomplicar a comunicação

Alunos de Relações Públicas desenvolvem iniciativa voltada à sociedade sobre gestão da comunicação para os públicos

Crédito: Divulgação

Como utilizar os conhecimentos de estudantes de comunicação para ajudar a mudar o mundo? Essa foi a questão que norteou futuros relações-públicas a desenvolverem o projeto Incentiva e Cria, que visa ensinar estratégias de comunicação digital para micro e pequenos empresários, profissionais autônomos e futuros empreendedores.

A ideia do projeto surgiu em virtude das consequências da pandemia nos negócios desses profissionais. Diante do cenário atual, reforçou-se a necessidade e a importância da comunicação nas empresas e, principalmente, de uma atuação estratégica nas plataformas digitais – espaço que muitos ainda não estão habituados. Desafiados pela professora Poli Espindola, na disciplina de Tópicos Especiais de Mercado 2, o grupo, que está perto da conclusão do curso, enxergou a necessidade de devolver para a sociedade parte do conhecimento adquirido ao longo dos anos de faculdade.

Para tanto, o coletivo de estudantes de Relações Públicas da Unisinos passou a planejar conteúdos sobre gestão da comunicação digital para empresas. A ideia é incentivar a expansão desses pequenos negócios por meio de teoria e prática: dicas, tutoriais, e-books (livros digitais), manuais e reflexões gerais fazem parte do escopo do projeto. Os materiais já começaram a ser lançados e foram disponibilizados para dois projetos sociais da universidade: Projeto Tarin, voltado a refugiados e o Rede Solidária São Leopoldo, que atende comunidades em situação de vulnerabilidade social no entorno do campus São Leopoldo. O projeto, e seus materiais, podem ser acessados nas contas do InstagramFacebook e através do site do I&C.