Estudante de Engenharia Mecânica ganha bolsa de estudos na França

Atividades de intercâmbio iniciaram em janeiro e seguem ao longo de 18 meses

Crédito: Arquivo pessoal

Janeiro de 2019 foi um mês especial para a estudante do curso de Engenharia Mecânica Thaíse Steffani, já que no dia 14, a aluna embarcou para França, para cidade de Toulouse, onde viverá por 18 meses. Ela conta que ficou sabendo da oportunidade de intercâmbio pelo professor Walter Fontana, vice-coordenador do curso. “Ele comentou comigo que haveria um edital para uma bolsa de estudos na França e como, coincidentemente, eu já fazia francês há um ano, fiquei super animada com a ideia, afinal era um sonho meu fazer um intercâmbio ainda na graduação”, destaca.

Thaíse estudará no Institut national des sciences appliquées de Toulouse (INSA Toulouse) ou, em português, Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse, que fica na cidade de Toulouse, no sul do país. “A bolsa abrange dois semestres escolares no INSA e mais 6 meses de estágio na empresa ACTIA”, conta.

Confira abaixo a entrevista e saiba mais sobre o planos e expectativas da estudante.

Quais são os seus planos para esse período de intercâmbio?

Aproveitar o máximo que eu puder o conhecimento que será transmitido nas aulas (que são todas em francês) e também no meu período de estágio; melhorar o meu francês cada vez mais; conhecer pessoas e lugares com culturas diferentes e claro, comer muito pão, queijo e tomar vinho!

Crédito: Arquivo pessoal

Você acredita que a experiência internacional é um diferencial no currículo profissional? Por quê?

Acredito que sim, pois você acaba saindo da sua zona de conforto para viver uma experiência totalmente diferente, onde você está sozinho e isso faz com que você se torne mais maduro. Você adquire confiança em si mesmo e passa acreditar que você é muito mais do que os outros pensam de você! E essa bolsa de estudos da ACTIA é perfeita, pois juntou não só os estudos em uma universidade estrangeira, mas também um estágio, onde posso colocar em prática todos os conceitos que aprendi, tanto no Brasil quanto os que vou aprender na França, e isso é um conhecimento que ninguém pode tirar de mim.

Crédito: Arquivo pessoal

Você acha que estar vinculada à Unisinos te ajudou a conseguir essa bolsa. Por quê?

Eu acho que fez toda diferença! A Unisinos tem laços acadêmicos com grandes instituições do Brasil e do mundo, o que sempre me chamou atenção, pois vários colegas de aula tiveram oportunidades de fazer um intercâmbio no exterior. E tanto a Unisinos quanto os professores que tive ao longo da graduação sempre incentivaram a sair da sua zona de conforto e buscar novos conhecimentos. Tenho muito a agradecer a cada professor e colega de aula que torceu para que eu ganhasse essa bolsa, pois eles sabiam tanto quanto eu que essa era uma oportunidade única!

Crédito: Arquivo pessoal

O que você pretende fazer quando voltar para o Brasil?

Pretendo terminar as disciplinas que faltam para me formar Engenheira Mecânica e poder finalmente atuar nessa profissão que me enche de orgulho! Apesar de a pesquisa no Brasil não ter grande incentivo, acredito que só através do conhecimento que podemos mudar o mundo, então o próximo passo seria encontrar um emprego em uma empresa que entenda que o mundo industrial depende do mundo acadêmico para evoluir!