Egressos da Escola de Direito atuam como advogados do Prasjur

Marcelo, Maria Eduarda e Maurício mantêm vínculo com a Unisinos ao trabalharem no projeto social

Crédito: Divulgação

O vínculo dos egressos da Escola de Direito, Marcelo Ferreira da Silva, Maria Eduarda Klein e Maurício Dalla Zen com a Unisinos continua, mesmo depois de concluídas suas graduações e, no caso de Maria Eduarda, também o mestrado. Isso porque, atualmente, os três trabalham como advogados do Programa de Práticas Sociojurídicas, o Prasjur, um dos projetos sociais da Universidade.

Maria Eduarda e Marcelo já haviam sido monitores do Prasjur enquanto estudantes da graduação em Direito. “Admirava muito a atuação do núcleo em razão da quantidade de pessoas que são beneficiadas com o atendimento jurídico”, lembra Maria Eduarda. Maurício, no entanto, recorda da experiência com o programa durante uma disciplina realizada. “Além de participar de júris simulados, gostava de discutir os casos com os colegas ao final das aulas e, sobretudo, de realizar os atendimentos de modo a conhecer, com profundidade, a realidade de cada assistido”, conta.

Como contratados do Prasjur, os egressos atuam nas áreas cível, criminal e penal. “Eu exerço a função de advogado da área cível, auxiliando e instruindo os monitores (alunos do curso de Direito da Unisinos) nas suas atividades, realizo atendimento com os assistidos e atuo nos processos judiciais, especialmente na realização de audiências”, informa Marcelo. Maria Eduarda atua especialmente nos processos da área criminal, prestando atendimento ao público, fazendo audiências e Tribunais do Júri; e Maurício trabalha com às áreas cível e penal, sendo a primeira com mais ênfase.

Para eles, trabalhar no Prasjur tem um significado muito grande. “Acredito que o Prasjur desempenhe um trabalho admirável e de extrema importância para a comunidade de São Leopoldo, são inúmeras pessoas que são ajudadas com os serviços prestados e para mim é extremamente gratificante fazer parte deste time”, comenta Maria Eduarda. “O trabalho desempenhado pelo Prasjur é fundamental e importantíssimo para a população de baixa renda do Município de São Leopoldo há muitos anos. Nesse sentido, sinto-me realizado ao contribuir, mesmo que em pequena escala, para que o programa siga desempenhando as suas atividades de forma plena”, frisa Marcelo.

Maurício destaca que ser advogado no Prasjur é um desafio imenso. “Nossa missão é concretizar direitos fundamentais, dando protagonismo e voz a quem, muitas vezes, é esquecido pelo Poder Público. Quem leva a sério a oportunidade de realizar uma defesa diligente e humanizada, buscando compreender o fenômeno da complexa realidade social da população carente de recursos financeiros, dificilmente não se torna uma pessoa mais empática”, salienta.

Programa de Práticas Sociojurídicas

O Programa de Práticas Sociojurídicas, o Prasjur, é um espaço de formação profissional para a realização das atividades de estágio curricular obrigatório e não obrigatório dos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia, e presta assistência jurídica gratuita às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. O trabalho é realizado em conjunto pelos alunos e professores dos cursos envolvidos.