Programa de Pós-Graduação em Psicologia recebe prêmio de melhor trabalho científico da área

Prêmio foi recebido pelo projeto sobre a orientação na prevenção do câncer de colo de útero

Crédito: Divulgação

Na sexta-feira, dia 10 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unisinos recebeu a premiação de melhor trabalho da área da psicologia, com “Elaboração de material educativo sobre o Câncer de Colo de Útero para usuárias de Unidades Básicas de Saúde“, durante o 2º Congresso Multidisciplinar em Oncologia do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus. “O trabalho aborda o processo de construção de uma cartilha para a Prevenção do Câncer de Colo de Útero”, explica Ana Carolina Peuker, pós-doutoranda do PPG em Psicologia.

A cartilha, em dobraduras de papel no formato de uma flor, informa o que é o câncer do colo de útero, as consequências e seus tratamentos e, também, orienta sobre condutas preventivas de autocuidado, de uma forma mais atrativa. “Foram criadas histórias sobre quatro mulheres, com diferentes faixas etárias, abordando dilemas típicos relacionados à doença e formas de enfrentá-los, como por exemplo, o medo da dor do exame Papanicolau”, conta Ana.

Elisa Kern de Castro, professora coordenadora do projeto, explica que no trabalho houve dois objetivos principais: “Mapear as crenças sobre o câncer de colo de útero, conhecimento e autocuidado de mulheres usuárias de Unidades Básica de Saúde e desenvolver uma intervenção psicoeducativa para fomentar o autocuidado; e, também, mapear o conhecimento, crenças sobre a doença e saúde mental dos profissionais que lidam com essas mulheres, e desenvolver uma intervenção capaz de auxiliá-los a melhor lidar com elas”. O trabalho, financiado pela Fapergs, também contou com a participação de Natália Britz, graduanda de Enfermagem; Caio Miolo, mestrando do Design e da professora Karine Freire, do Programa de Pós-Graduação em Design.

Essa premiação, segundo Elisa, representa “o reconhecimento de um trabalho sério que amplia a visão de psicologia clínica e de saúde, pois conversa com outras áreas – design e enfermagem – e ensina que nossa prática como psicólogos e pesquisadores vai além da produção de artigos científicos e da psicologia clínica tradicional”.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar