Professores da Unisinos são premiados com artigo em Conferência Internacional

Crédito: Divulgação

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Unisinos, Rodrigo Righi e Cristiano André da Costa, receberam o Best Paper Award Certificate com o artigo Memoryless: A Two-phase Methodology for Setting Memory Requirements on Serverless Applications. A premiação aconteceu durante a 17ª International Conference on Web Information Systems and Technologies (WEBIST).

Para o professor Rodrigo, autor do artigo, o prêmio demonstra o protagonismo e a relevância da pesquisa global realizada na Unisinos. “O mundo da pesquisa é muito competitivo e crítico, onde somente os melhores artigos são aceitos de fato em grandes revistas científicas e conferências. Isso é realmente sensacional e mostra o quanto o nosso PPG está bem posicionado e na direção da internacionalização”, afirma. O professor explica que o artigo trata do tema Computação Serverless, que é o futuro na execução de demandas com elasticidade em nuvem. “Mostramos maneiras mais simples e sem esforço para o usuário usufruir desse paradigma, que concebe a execução de funções com micros serviços mapeados para containers sob demanda na nuvem”, completa.

A Conferência teve como objetivo reunir pesquisadores, engenheiros e profissionais interessados em avanços tecnológicos e aplicações de negócios de sistemas de informação baseados na web. O professor Cristiano, também autor do artigo, destaca que o recebimento do Best Paper é o reconhecimento de que a pesquisa da Universidade está no caminho certo. “É a recompensa por um esforço grande de pesquisa, com grande apoio da Unisinos e de órgãos de fomento como CAPES, CNPq e FAPERGS. Dado o financiamento que temos à pesquisa hoje no Brasil, comparado principalmente com Estados Unidos, Europa e Ásia, é muito gratificante ver destaque nas nossas publicações”, pontua.

O evento que premiou o artigo aconteceu de 26 a 28 de outubro. O trabalho também tem assinatura de Gabriel Borges que é aluno do PPG em Computação Aplicada e Vinicius F. Rodrigues, egresso do curso.