Campus tecnológico

Investimento em tecnologia na ampliação da Unisinos Porto Alegre foi um dos principais requisitos do projeto

Crédito: Divulgação

O começo das aulas, no dia 20 de março, sinalizará um novo marco na história educacional da capital. Será a data em que o Campus Unisinos Porto Alegre abre as portas, consolidando-se como um polo de construções de experiências acadêmicas inovadoras, consistentes e, principalmente, tecnológicas.

Mobília customizada, paredes riscáveis, projetores modernos, sonorização de qualidade e empréstimo de notebooks serão algumas das ferramentas exploradas no Campus, que permite o desenvolvimento de possibilidades exclusivas na estrutura oferecida.

O objetivo das aplicações é qualificar ainda mais a entrega de excelência acadêmica da Universidade em sala de aula. Por isso, quem notará e se beneficiará com os inúmeros (e novos) serviços ofertados são os estudantes, além de toda comunidade acadêmica.

Segundo Cristiano Richter, diretor do Campus Unisinos Porto Alegre, a aplicação em tecnologia foi um dos principais requisitos do projeto. “O investimento vai desde a gestão de infraestrutura do complexo até a tecnologia em salas de aula”, comenta.

Confira abaixo as implementações feitas no Campus Unisinos Porto Alegre:

Sistemas inteligentes

Richter explica que o complexo conta com um sistema de controle inteligente de forma automatizada, permitindo monitorar e gerir as instalações tais como: sistema de energia, climatização e CFTV. O controle possibilita uma gestão otimizada da infraestrutura e garante uma melhor segurança ao campus como um todo.

“Já as salas de aula são equipadas com sistemas de áudio, vídeo e conexão à rede de internet via wireless. Além disso, as salas de aula contam com um sistema integral de quadros que, combinado com a mobília customizada para este projeto, permite o desenvolvimento de um modelo político/pedagógico diferenciado”, finaliza Cristiano.

Notebooks ao seu dispor

Uma das novidades mais bacanas da ampliação do campus é o empréstimo de notebooks para uso nas dependências da Unisinos Porto Alegre. A iniciativa proporciona uma experiência diferenciada aos estudantes, que podem utilizar o computador onde se sentirem mais confortáveis.

O total de notebooks para uso dos alunos é de 150 unidades, sendo que 30 estarão disponíveis para empréstimo e uso. Os equipamentos podem ser retirados no Apoio ao Ensino, no andar da biblioteca. A ação foi pensada pela Universidade, pois acredita que o aluno pode se conectar de qualquer espaço. Para retirar os notebooks, basta apresentar o cartão Unisinos.

Para Vinícius Loechner, analista administrativo do Apoio ao Ensino, a Unisinos está cada vez mais consolidada em Porto Alegre, sob as premissas de excelência e inovação. “As implementações de tecnologia e comodidade materializam nosso posicionamento e possibilitam aos alunos e professores a construção de experiências acadêmicas consistentes e também inovadoras”, conclui.

Imersão tecnológica nas salas de aula

O espaço mais tradicional do ambiente educacional foi pensado e trabalhado de maneira criativa. As salas de aula oferecerão aos universitários e professores flexibilidade e mobilidade, incentivando novas práticas dentro das quatro paredes.

Projetores modernos e de alta resolução facilitam a projeção a partir de dispositivos móveis, além da rapidez ao ligar e desligar o aparelho. Fernanda Bonotto, coordenadora de infraestrutura da Associação Antônio Vieira (ASAV), comenta que este material tem um apelo ecológico devido às lâmpadas de LEDS, cuja durabilidade ultrapassa 20 mil horas de uso.

Os dispositivos Windows e Android projetarão diretamente sem a necessidade de utilizar o computador da sala. A conexão utiliza o protocolo Miracast, que é nativo na maioria das versões dos sistemas operacionais.

Fernanda ressalta que todas as salas de aula estão equipadas com um computador para o professor, antena Wi-Fi, projetor, caixa de som e película para projeção. “Os itens estão interligados como um sistema, a fim de proporcionar uma ótima experiência para alunos e professores. Além disso, a película permite que o professor escreva sobre as projeções”, salienta.

As paredes da sala podem ser rabiscadas. A tinta utilizada nos ambientes é uma tecnologia nova e exclusiva para esta finalidade, ampliando as possibilidades de interação durante as atividades acadêmicas.

Salas de informática

As salas de informática estão equipadas com computadores preparados para atender a demanda dos cursos oferecidos em Porto Alegre, na sua maioria, cursos que utilizam softwares gráficos.

Também possuem dois projetores e sonorização. A escolha por dois materiais deve-se à disposição fixa das mesas nas salas. Independente de onde o aluno estiver sentado, ele terá a projeção a sua frente.

Sala Multiuso e Lounge

Este espaço foi pensado para abranger aulas inaugurais, seminários, palestras e outras atividades acadêmicas. São dois ambientes de quatro salas, permitindo o uso individual e/ou coletivo quanto à imagem e sonorização, podendo atender a um público de até 200 pessoas. A gestão do local será feita pelas Coordenações de Apoio ao Ensino e Eventos da Universidade.

A sala multiuso estará localizada no 8º andar da torre educacional. No prédio de laboratórios, os alunos poderão utilizar um Lounge instalado no 3º andar. O espaço conta com quatro computadores de uso compartilhado.

Wi-fi

Hoje, o Wi-Fi utiliza a mesma tecnologia que está funcionando em São Leopoldo, em que o usuário faz o login uma única vez. A partir daí, o reconhecimento da rede pelo dispositivo e autenticação será automática.

Para utilizar o Wi-Fi, o aluno, professor ou funcionário deverá informar seu e-mail da Unisinos. Confira dicas de como acessar aqui.

Totens de impressão e gráfica expressa

Procurando facilitar a vida dos universitários e evitar filas na loja de cópias, novos totens de impressão foram distribuídos na torre educacional, nos 2º, 4º e 6º andares.

Alunos com quotas de impressão disponíveis poderão utilizar esses totens. Estudantes sem quotas devem dirigir-se até a loja de cópias, instalada no 2º andar da torre educacional.

Além dos totens e da loja de xerox, os alunos terão à sua disposição uma gráfica expressa para fazer encadernações e impressões de trabalhos de maior complexidade. O empreendimento será instalado no Espaço Unisinos e mais detalhes serão divulgados em breve.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar